John Wesley – “A Way You’ll Never Be…” Review
01. By the Light of a Sun
02. A Way You’ll Never Be
03. To Outrun the Light
04. The Revolutionist
05. Nada
06. The Silence in Coffee
07. Unsafe Space
08. Sun.A.Rose
09. Epic
10. Pointless Endeavors
Duração 56:16
2016 Inside Out
Não tínhamos grande expectativas em relação a este trabalho de John Wesley embora tívessemos alguma curiosidade para ver o que o guitarrista e vocalista que já colaborou/colabora com bandas como Porcupine Tree e Marillion nos iria apresentar. Para já ficámos rendidos ao seu timbre, que nos faz lembrar (de todas as pessoas) Hansi Kürsh dos Blind Guardian, caso este fosse mais melódico. Um timbre muito bom que só é superado pelo seu trabalho de guitarra, com solos que nos maravilham. A sério, ainda não tinha passado a primeira audição do primeiro tema, e já estávamos completamente rendidos.
Quando se pensa em rock progressivo, pensa-se por vezes numa fórmula demasiado estática que alguns fãs e músicos se preocupam em seguir, no entanto, aqui temos algo que nos afasta disso, mesmo que não renegue o estilo. Não, temas como “To Outrun The Light” e “Unsafe Space” ambicionam ir mais além do que a simple concretização de músicas que encaixem neste ou naquele rótulo musical, até porque temos a sensação de que este trabalho é mais pesado ou directo do que aquilo que o género prevê. É esse facto surpreendente a grande razão para que este trabalho se torne mesmo viciante.
Exacto, viciante. Não é por dizer que é rock progressivo que obrigatoriamente terá de ser um trabalho complexo demais para que comuns mortais como nós não o consigamos entender. Nem sequer que se trata de um mero veículo para a demonstração das capacidades técnicas dos músicos envolvidos. É sim um álbum com grandes músicas, em que, sim, temos bons músicos mas não essas a parte mais importente. A parte mais importante é a forma como os temas conseguem chegar ao ouvinte, sem ter de abdicar do seu carácter progressivo. Sem dúvida que, apanhando-nos sem expectativas, acabámos por ficar rendidos. Grande álbum de rock progressivo!
Nota 9.4/10