Máquina do Tempo – Denfire / Powerwolf / Landfall / Ziegenhorn
Denfire – “ Collective Insanity”
2022 – Edição de Autor
Não há muita informação acerca deste projecto/banda Denfire a não ser que são do Brasil e que este é o seu segundo EP. A sonoridade assenta no thrash metal com uma pitada de crossover (algumas influências hardcore) que depois misturam muito bem com tiradas melódicas que soam tão fora do contexto que resultam muito bem. Som inesperadamente intrigante e que no meio de coisas tão díspares, conquista-nos por completo. Algo que acontece com o tema-título que encerra este EP. Queremos mais.
9/10
Fernando Ferreira
Powerwolf – “Lupus Dei”
2007/2022 – Metal Blade
Já passou assim tanto tempo? Parece que não mas já lá vão mais de quinze anos desde que este mítico segundo álbum dos Powerwolf foi editado. É sabido que a fórmula da banda nunca se afastou muito daquilo que podemos ouvir aqui, mas este continua a ser um dos seus momentos mais inspirados. E nada melhor para celebrar a ocasião com uma reedição em CD duplo – com o primeiro CD a conter o álbum original (e é refrescante chegarmos a uma altura em que não há qualquer tipo de remasterização, sinal do poder da obra original e como a mesma não precisa de retoques de maquilhagem para ser redistribuído novamente – exceptuando pela capa que é nova, claro) e o segundo a conter demos de alguns dos temas do álbum. Som mais humilde, mas sem grandes diferenças na composição. Algo interessante, mas que não será o suficiente para convencer quem já o tem. Já a versão em vinil será muito apetecida para os fãs da banda, porque este é mesmo um dos seus melhores álbuns.
8.5/10
Fernando Ferreira
Landfall – “Elevate”
2022 – Frontiers Music
Melodia, guitarras, baixo, bateria com batida sólida, voz apelativa. São estas algumas das ferramentas que o rock usou durante muito tempo para dominar as atenções um pouco por todo mundo. E há quem diga que esta fórmula já está mais que esgotada e agora são outras as ferramentas que dominam o mainstream. Será que isso invalida a qualidade das músicas que a usam? Definitivamente que não como provam os brasileiros Landfall, ao trazerem-nos um álbum de rock melódico/AOR que soa moderno e olha definitivamente para a frente sem se importar com o que foi feito ou está a ser feito neste momento. “Elevate” poderá ser um álbum para um nicho underground hoje em dia, mas tem todos os elementos para ser agradável a quem pegar nele, seja em que altura for.
7.5/10
Fernando Ferreira
Ziegenhorn – “Blut & Kaos”
2022 – Warhorn
Trabalho de estreia dos Ziegenhorn vindos da Estónia que têm uma sonoridade bem podre que mistura black e death metal. Longe de constituir uma novidade em relação ao que temos tido nos últimos anos, é a qualidade dos riffs que se destaca aqui – muito mais até do que a unidimensionalidade desinteressante da voz. Os riffs, esses, conseguem sacar momentos memoráveis. No geral, sente-se que ainda há trabalho a fazer e por onde evoluir mas para já, o que apresentam cativará todos os que gostam de death/black metal primitivo.
6/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!