Máquina do Tempo – Mezzrow / Mystic Prophecy / The Marigold / Nihilum
Mezzrow – “Then Came The Killing”
1990/2022 – Hammerheart
Reedição do primeiro e único álbum dos suecos Mezzrow. Se por algumas vezes sinto que as reedições não são mais do que tentar capitalizar um euro rápido sem grande custo, neste caso tenho que colocar a iniciativa da Hammerheart records que tiveram aqui serviço público. Aliás a editora já tem feito isso algumas vezes noutra ocasiões portanto nem sequer é uma estreia. O álbum lançado há trinta e dois anos, sobrevive bem o teste do tempo, faz-me lembrar uns Dark Angel menos violentos num cruzamento com uns Xentrix ou Evildead. Poderoso e viciante. Esta reedição remasterizada conta com dois discos sendo que o segundo é “Then Came The Demos”, lançado também este ano que contêm todas as demos gravadas pela banda que apesar de um som mais podre ainda traz bastante prazer auditivo. Palavras para quê? Obrigatório!
9/10
Fernando Ferreira
Mystic Prophecy – “Vengeance”
2001/2022 – ROAR! Rock Of Angels
Reedição em vinil do primeiro álbum dos Mystic Prophecy, provavelmente uma das bandas mais subvalorizadas do power metal alemão. Um álbum que ficou na história por ser o primeiro da carreira do talentoso Gus G., nome que mais tarde se tornaria conhecido pelos Nightrage, Firewind e claro, Ozzy Osbourne. Cheio de bons temas, talvez apenas a produção não seja tão poderosa como os temas mereciam mas ainda assim não deixou de ser um álbum de estreia que marchou contra a tendência do power metal europeu e apresentava bastante músculo – estando até mais próximo da cena norte-americana. Sendo esta a primeira edição de sempre em vinil, é uma oportunidade única para os fãs da banda que gostam de coleccionar neste formato.
7.5/10
Fernando Ferreira
The Marigold – “Apostate”
2021 – Coffin & Bolt / Golden Robot Records
Nunca é tarde para descobrir o novo álbum dos The Marigold, uma proposta que junta da melhor forma o groove do stoner, com os tons arrastados do doom e com aquela sujidade muito própria do sludge. Mas mais do que isto tudo junto, “Apostate” tem também um gosto por canções hipnóticas que nos deixam completamente letárgicos, numa mistura de falta de esperança com apatia sem melancolia envolvida. Apenas contemplação pela inevitabilidade da vida e da nossa incapacidade de alterar seja o que for.
7/10
Fernando Ferreira
Nihilum – “Sunless Death”
2020 – Edição de Autor
Segundo EP da one-man band Nihilum que aqui traz-nos dois temas apenas na mesma linha daquilo que já tinham apresentado. Factor positivo, a sonoridade e produção é ligeiramente diferente, o que demonstra que o músico não está confortavelmente preso a uma fórmula. Factor negativo, esse facto ainda não resulta em música memorável mas nota positiva pelo esforço.
6.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!