Máquina do Tempo – Spectral Corruption / Ouija / The Wring / Psychotic Apes
Spectral Corruption – “Requiem”
2022 – Signal Rex
O black metal é o único estilo que se consegue safar com condições precárias. Aos nossos ouvidos, claro. Se noutros géneros, uma produção menos boa poderá ser motivo para que algo já não seja totalmente satisfatório, no black metal é a atmosfera que é mais importante do que a própria produção em si, independentemente de boa ou má. A atmosfera e o poder que ela transmite e neste caso, “Requiem” é um trabalho ao qual nos sentimos irremediavelmente atraídos ainda que tenha uma produção podre. A produção até é um dos pontos positivos, precisamente por ser podre. Temos aquele feeling primordial do black metal da segunda vaga que vai até mais longe em termos de eficácia. Segundo álbum depois da estreia em 2021 e um vício para quem gosta de raw black metal simples mas muito verdadeiro.
9/10
Fernando Ferreira
Ouija – “Fathomless Hysteros”
2022 – Edição de Autor
No ano passado os nuestros hermanos Ouija regressam depois de um silêncio de oito anos e agora demonstram que não querem estar tanto tempo longe, lançando este “Fathomless Hysteros” que é um lançamento de black metal bem dinâmico. A primeira boa impressão começa logo na capa, uma excelente pintura que coaduna muito bem com o que se pode ouvir. Em vez de ser uma proposta unidimensional e sem profundidade, temos um conjunto de temas diferentes que funcionam muito bem e fortalecem o trabalho como um todo. Se pegarmos por exemplo na quase doom emocional “I See You Without Eyes”, esta faixa traz todo uma profundidade que o tema título não poderia supor – embora já deixasse muitas pistas para adivinhar. A toada mais melancólica e emocional está bem inserida no contexto mais agressivo. Tenho apenas a dúvida se este será considerado um álbum ou EP, tendo em conta que conta sete temas e que os dois últimos são regravações – “Adversary” e “Unbridled Transylvania Passion”. Seja como for, é sólido.
8.5/10
Fernando Ferreira
The Wring – “Spectra”
2022 – WormHoleDeath
reuniu um elenco valoroso para fazer nascer a sua visão musical. A ele juntou-se o mago da bateria Marco Minnemann, Chandler Mogel na voz, Reggie Hache no baixo e isamu McGregor nas teclas. “Spectra” poderia cair na tentação de ser uma forma de colocar a nu as habilidades técnicas de cada um dos seus integrantes mas em vez disso sente-se que estamos perante um bom álbum de rock/metal progressivo. Com alguns desafios para ser interiorizado é certo, mas nada que não se absorva pelos fãs do género. Tem um sabor a clássico que remete para a segunda metade da década de noventa, quando começámos ter mais propostas destas a chegar aos escaparates, como uma mistura entre Threshold e os álbuns lançados pela mítica Magna Carta.
8/10
Fernando Ferreira
Psychotic Apes – “A New Lifetime”
2022 – Electric Funeral
Os Psychotic Apes já nos tinham sido apresentados pelo seu trabalho auto-intitulado em 2021 e um ano depois, mesmo antes de terminar 2022, editam este “A New Lifetime” pela Electric Funeral Records. A banda demonstra uma evolução, principalmente na hora de compor, onde mantém o crivo do alternativo, mas junta-lhe outras influências. Lembro-me que na estreia, a voz nem sempre me soou apelativa e não posso dizer que tenha mudado assim. No entanto, temos coros, temos outro tipo de vocalizações a acontecer, portanto esse é um elemento que acaba por não ser problemático na audição desde álbum. Um passo em frente e um bom trabalho de seguimento à estreia.
7.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!