Máquina do Tempo – Therion / Elegacy / Adarrak / Averted
Therion – “Lemuria”
2004/2022 – Hammerheart
Mais um ponto alto criativo dos Therion. Lançado em simultâneo com “Sirius B”, este mantêm-se como um dos álbuns favoritos da banda. E é o seguimento lógico para “Secrets Of The Runes”, mantendo intacta a costela orquestral e sinfónica mas salientado o lado mais metálico. Aqui até esse lado está em muito beneficiado. Se “Secrets Of The Runes” é uma espécie de mistura entre “Theli” e “Vovin”, este trabalho é uma sequela onde tanto se prossegue desse ponto de partida como se consegue melhores objectivos. Inclusive até na meio rammsteinesca (no início pelo menos) “Feuer Overtüre / Prometheus Entfesselt”. Um dos grandes álbuns da banda.
9/10
Fernando Ferreira
Elegacy – “The Binding Sequence”
2015 – Valery
Estas viagens na máquina do tempo por vezes levam-nos para sítios misteriosos. A nossa pilha de promos contém muito mistérioe este é um deles. Não sabemos como é que esta promo veio aqui parar mas o certo é que está cá e apesar da banda actualmente ter o seu destino incerto, este ainda é o seu último álbum de originais. O que é pena porque não é preciso ouvir muito deste trabalho para ficarmos convencidos da qualidade excelente que temos aqui. Power metal progressivo com grande qualidade e bom gosto. Excelentes instrumentistas assim como uma excelente voz – Ivan Giannini, que também está numa série de bandas assim como também nos Vision Divine. A banda poderá não lançar mais nada mas esta foi uma excelente forma de acabarem. Boa surpresa.
9/10
Fernando Ferreira
Adarrak – “Ex Oriente Lux”
2021 – Satanath
Boa surpresa esta banda indonésia que nos traz um death metal algo técnico e melódico mas sem perder pitada da sua brutalidade. A produção também ajuda neste aspecto. Curiosamente também tem uma costela moderna – por demais evidente em temas como “Into The Abyss” – que poderá confundir os fãs de coisas mais tradicionais mas na minha humilde opinião, a coisa até resulta e o saldo é positivo, não sendo para isso também trazer algo original. Sem grandes expectastivas e com amor ao death metal nas suas mais variadas perspectivas, os Adarrak entregam bons resultados.
7.5/10
Fernando Ferreira
Averted – “Silenced”
2020 – WormHoleDeath
Som modernaço por parte dos Averted que nos trazem aquela dicotomia habitual no metalcore onde a voz limpa é intercalada com o gutural. A banda britânica tem na voz limpa de Syhem Angel o seu ponto mais forte embora o seu gutural também seja interessante. A música em si nem sempre consegue manter o interesse, com uma abordagem técnica mais complexa que pelo menos foge ao lugar comum – embora essa abordagem também não seja propriamente original. Interessante ainda que um pouco inconsequente.
6/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!