Paul Chain – “Alkahest” Review

Paul Chain é um nome estranho para se baptizar a um projecto de heavy doom tradicional a não ser que seja o nome do músico. Mesmo assim, é estranho. Este é um dos projectos de Paolo Catena que usa o nome artístico Paul Chain nos seus diversos projectos, incluindo este que já cessou actividades. Também podem conhecê-lo por fazer parte dos míticos Death SS, dos quais foi um dos membros fundadores. “Alkahest” foi lançado originalmente em 1995 e tem a particularidade de contar com Lee Dorrian em metade do disco. 
A primeira metade é cantada pelo próprio Paul Chain que tem um timbre muito… peculiar. Comparar as duas partes deste trabalho é como comparar a noite e o dia. Mesmo em termos de composição. Nessa primeira parte é evidenciado um heavy doom simples com uma voz que tem mais de rock psicadélico (a voz do amigo Paul) do que propriamente aquilo que género sugere, embora se tenham aqui alguns riffs interessantes e arrastados como aqueles que encontramos em “Sand Glass” e “Three Water”, provavelmente as melhores faixas da primeira metade do álbum. Claro que quando o senhor Lee Dorrian entra em campo, tudo se torna ligeiramente mais interessante.
Não sabendo dizer se basta a voz de Dorrian para que tudo nos pareça mais próximo do doom, a verdade é que as músicas em que participa são mais directas e mais memoráveis (exceptuando os exemplos dados atrás), incluindo o épico último tema, “Sepulchral Life” e a especíe de balada movida a sintetizadores, “Lake Without Water”. A reedição justifica-se plenamente pelo facto de ser um trabalho do underground do doom tradicional que se pode classificar como pequena preciosidade, apesar da sua peculiaridade. 21 anos após o seu lançamento, este sexto álbum envelheceu graciosamente e vale a pena conferir. Esta reedição traz como bónus uma cover podre e bastante livre dos Black Sabbath (who else?), o tema “Electric Funeral”.
1. Roses of Winter
2. Living Today
3. Sand Glass
4. Three Water
5. Reality
6. Voyage to Hell
7. Static End
8. Lake Without Water
9. Sepulchral Life
10.     Electric Funeral
Duração 74:19
Nota 6.7/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.