Retimbrar @ Festival Músicas do Mundo – 28/07/16, Castelo de Sines

Retimbrar também foi um projecto que suscitou a nossa curiosidade. Com origens no Porto, não se pode dizer que a banda tenha propriamente um foco regional, sendo que o seu alvo é mesmo toda a música tradicional portuguesa. Curiosamente o projecto teve como principal impulsionador um músico uruguaio radicado em Portugal, Andrés ‘Pancho’ Tarabbia (percussão), encontrando posteriormente em António Serginho (baixo e percussão), um líder e maestro à altura de toda esta vasta orquestra.

 

Por falar em orquestra, os restantes músicos foram Peixe na guitarra e baixo; Nuno Xandinho na guitarra portuguesa e cavaquinho; Rui Rodrigues na voz e bandolim; Sara Yasmine na voz e percussões; Catarina Valadas na voz, flauta transversal e André Rodrigues nas percussões; Tiago Soares igualmente nas percussões assim como Afonso Passos, André Nunes e Francisco Beirão. E o forte da banda mesmo é a percussão, com um sentido rítmico invejável, capaz de fazer um morto dançar. Imaginem uma qualquer música de dança cuspida por uma qualquer programação… já está? Agora imaginem isso em bom e orgânico, tocado por instrumentos reais e outros improvisados (nunca se ouviu um bombo tão forte como aquele que foi feito a partir de um bidão de combustível. Também ficámos a conhecer outros instrumentos como as trancanholas, que não são castanholas nem são espanholas, são mesmo nossas.

 

Boa capacidade de improvisação, excelente sentido rítmico, boas músicas e muita boa comunicação e interacção com o público (a foto acima ilustra mesmo isso, um momento em que foi pedido ao público para dar as mãos e criar diversas rodas) num projecto que tem tudo para fazer muito sucesso – lá está, a nossa conversa de sempre: “num mundo justo”. No entanto, os Retimbrar pretendem mais do que apenas vingar no mundo da música. Pretendem renovar e perpetuar a herança da nossa cultura que tanto tem tendência a ser esquecida por quem a devia acarinhar. Isto tudo dito em forma de música, sem palavras, apenas som. Quem disse que a música não é uma forma de comunicação de certeza que já tarda em conhecer os Retimbrar.
 

Reportagem por Fernando Ferreira e fotos por Sónia Ferreira

[quadsvi id=1]

Support World Of Metal
Become a Patron!

New WOM Android APP – Read All Our Issues for free!
World Of Metal Magazine – Out Now
Download It Here!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.