WOM Perfil – Miguel Mega

Miguel Mega Guitar – Hero Luso Brasileiro

por Carlos Lichman

Nascido em Lisboa mas logo durante a infância se mudou com a família para o Brasil onde desenvoulveu uma carreira musical muito prolífera. Miguel começou a atuar como músico profissional e professor em 1990 mesmo ano em que lançou a primeira demo tape. No ano de 1992, junto com a banda Last Joker lança seu primeiro trabalho pela Metal Rock Records.

Durante o periodo de inicio de suas atividades como profissional até o ano de 1994, o guitarrista se apresentou em grandes festivais de rock/metal ao lado de nomes como Dr.Sin, Angra, Viper, Korzus, Ratos de Porão, Sepultura entre outros. Contudo, ao final de 1994 a Last Joke encerrou suas atividades fazendo Miguel Mega procurar novos caminhos. Em 1995, o Guitar – Hero se mudou para Los Angeles (EUA) onde aprimorou seus conhecimentos guitarristicos com os renomados Joey Tafolla (Shred Guitar legend) e com Jean Mark Belkardi (head teacher do LAMA – Los Angeles Music Academy e do GIT – Musicians Institute). Miguel também participou do curso de produção e gravação no Music Box Studios em Hollywood.

Durante sua vida, o músico sempre foi faminto por conhecimento relacionado a música tendo aulas com os grandes mestres da guitarra no Brasil entre eles: Mozart, Wander Taffo e Edu Ardanuy. Com o retorno ao Brasil, investiu em uma carreira solo instrumental sem barreiras musicais lançando grandes trabalhos como Miguel Mega (1997), Intuitive (1999), Coastline (2001) que conta com a participação de Edu Ardanuy (Dr Sin) e André Pingüin (ex-Charlie Brown Jr.), A New Puzzle ( 2009 ), Funkin Bloozy ( 2011 ), Engrained ( 2013 ) e Between The Worlds (2019). Também participou das compilações G-FIRE( 2005 ) e G-FIRE II ( 2006 ) pelo selo americano Boosweet Records que contam com a participação de renomados músicos do Brasil e dos USA como: Morris O’Connor (Stevie Wonder & Glady’s Knight), Kevin Chokan (Diana Ross e Jeffrey Osborne), Mark Whitfield (George Benson), Vernon Neilly (Johnny Guitar Watson & Tenna Marie) e Juan Nelson (Ben Harper).

Atuando como produtor musical com seu próprio estúdio MMStudio durante 10 anos produziu uma aula em DVD chamada Tocando Outside Vols. I e II lançada em 2006 no mercado brasileiro. Durante os anos de 2005 e 2006 foi colunista da revista Cover Guitarra e lecionou na escola de música GIG em São Paulo. Em 2007, participou do cd A Tribute to Stevie Wonder, também lançado pela Boosweet Records, ao lado de grandes músicos brasileiros e internacionais como Greg Howe (Michael Jackson , Enrique Iglesias) Kiko Loureiro (Angra e Megadeth ) , Michael Paulo (Earth,Wind & Fire), U-Nam entre outros .

Em 2008, se apresentou em programas de TV com repercursão nacional como o Programa do Jô na TV Globo e o Todo Seu de Ronnie Von na TV Gazeta, divulgando o cd tributo ao mestre Stevie Wonder. Em julho de 2009 fez uma tour na Itália aonde toquei no Mediterranean Jazz Festival e mais 11 shows. Em março de 2010, lançou o seu 1º cd ao vivo – Miguel Mega QuartetLive in Italy. Durante sua vida musical profissional, Miguel Mega trabalhou com muitas empresas sendo endorse das marcas Tagima (guitarras), Meteoro (amplificadores), SG e Dean Markley (cordas), Basso (correias), Wampler, Giannini e Nux (pedais), Tecniforte (cabos) Lost Dog (palhetas) e Tesla (captadores).

 No ano de 2014, o guitar – hero espandiu mais ainda sua carreira para fora do Brasil, se mudou para UK onde reagrupou o Last Joker  lançando o CD Ulterior Motives  pela gravadora Into The Limelight Records da Holanda (005). Para a divulgação deste trabalho foi gravado o vídeo da música Kissed By The Lake e uma tour pelo UK para promover o trabalho. Em 2017, logo após a tour foi gravado um novo vídeo da música In The Waves Of The Radio para promover um novo trabalho. No mesmo ano, lançou o CD One Step Behind Two Steps Ahead no estilo hard rock tendo nos vocais Cristopher Clark, primeiro vocalista do Last Joker e vencedor do programa de TV X Factor Brasil em 2016.

Entre os anos de 2016 e 2018, Miguel Mega fez duas extensas tour atuando como side man com a cantora Isla Grant, os shows foram na Inglaterra, Escocia e Irlanda. Com a volta para Portugal em 2018, o músico está remontando a banda Last Joker e divulgando seu mais novo trabalho solo chamado Between The Worlds.

Facebook Last Joker / Miguel Mega / Facebook

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.