WOM Review – The Good The Bad And The Zugly / Death Whore / Cancer Bats / State Champs
The Good The Bad And The Zugly – “Research And Destroy”
2022 – Fysisk Format
Adoramos esta banda. Lá se foi a imparcialidade pelo cano, não é verdade? Mas a música é isto mesmo, capaz de despertar os mais exacerbados amores e os mais profundos ódios, dramatizando um bocado a coisa. A música dos The Good The Bad And The Zugly é aquele punk corrosivo que se recusa a ser tosco. E não estamos sós a dar-lhes valor. A banda também ganhou um Grammy no seu país de origem, a Noruega – vocês sabem, um daqueles países que reconhece o talento independentemente se é da moda ou não. “Research And Destroy” é mais um exemplo de um conjunto de temas cheios de crítica social, temas que facilmente cantamos e que são cheios de melodia sem deixarem de ser acutilantes tanto na forma como no conteúdo. Este é um trabalho menos visceral que o anterior mas mesmo assim, muito, muito bom.
9/10
Fernando Ferreira
Death Whore – “Total Teutonic Torso”
2022 – No Good To Anyone Productions
Power trio dos infernos, mais concretamente de França, que apresenta aqui um EP viciante de death metal poderoso que tem bastante com hardcore. Aliás, até mais hardcore do que grindcore. A coisa despacha-se em pouco mais de dez minutos mas a forma como estes temas conjugam o groove metálico ao mesmo tempo que nos enchem com uma sujidade primitiva só fazem com que queiramos multiplicar os tais minutos por muitas mais vezes. Vício!
9/10
Fernando Ferreira
Cancer Bats – “Psychic Jailbreak”
2022 – Bat Skull
Eles são uma espécie de instituição do Hardcore Canadiano, falo como já se percebeu dos infames Cancer Bats, eles que lançaram no último mês de Maio o seu sétimo álbum de originais ‘Psychic Jailbreak’. Com uma sólida carreira que já passa os quinze anos os Cancer Bats cedo, muito cedo perceberam que o Punk Hardcore seria um excelente ponto de partida mas que os ia irremediavelmente atirar para um contexto de estagnação e foi assim, talvez até de forma intuitiva, que banda foi agregando com sucesso várias outras influências que vão desde o Stoner Metal passando mesmo pelo Southern Heavy Metal, o resultado é uma explosiva mistura que reflecte um sonoridade simultaneamente familiar e difícil de descrever. ‘Psychic Jailbreak’ fica inequivocamente marcado pela saída de um dos fundadores da banda, o lendário guitarrista Scott Middleton, com indisfarçáveis consequências directas no resultado final de ‘Psychic Jailbreak’, no entanto de alguma forma os Cancer Bats tiveram a coragem e a perícia de superar este verdadeiro murro no estômago e reunir um bom punhado de temas enérgicos e robustos onde se destacam ‘The Hoof’, ‘Hammering On’ e o formidável tema título ‘Psychic Jailbreak’.
7.5/10
Jorge Pereira
State Champs – “Kings Of The New Age”
2022 – Pure Noise
Não vou mentir. O que se pode ouvir neste álbum é tudo aquilo que disse muitas vezes mal no passado e até ocasionalmente no presente. Aliás, posso até admitir que é vou falar mal disto no futuro. Do quê? Do chamado pop punk. Da comercialização massiva que o género teve e das propostas que tentaram (e conseguiram) levar até mais pessoas aquilo que bandas como Green Day, Blink 182 e The Offspring faziam. Sim, desvirtuaram, sim muitas vezes é música descartável. No entanto, e não colocando de parte a hipótese de ser do calor, isto soa muito bem. Melódico até dizer basta – se melodia acusasse diabéticos, já estava em coma por esta altura – mas altamente infeccionso, “Kings Of The New Age” pode ser o disco para ouvir apenas enquanto se vai à praia (desde que não seja uma viagem superior a vinte minutos) ou que sabe bem ouvir apenas em certos momentos mas isso não impede que seja um conjunto de temas aos quais ficamos agarrados e depois os mesmos se agarram a nós sem qualquer tipo de dificuldade. Para contrariar a misantropia habitual, um bocadinho de doçura sazonal também não mata ninguém.
7/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!