WOM Reviews – Avi Rosenfeld & Tasos Lazaris / Septem / Black Label Society / Sartori
WOM Reviews – Avi Rosenfeld & Tasos Lazaris / Septem / Black Label Society / Sartori
Avi Rosenfeld & Tasos Lazaris – “Very Classic Very Metal
2021 – Edição de Autor
Mais um álbum por parte do amigo Avi que desta vez se juntou a Tasos Lazaris, um talentoso vocalista que é provavelmente um dos melhores que já colaborou com o músico israelita. A base é a mesma de sempre, Deep Purple, Rainbow e Uriah Heep, embora aqui neste trabalho vá buscar influências a uma vertente mais metal clássico. Ou seja, mais Dio e menos Uriah Heep. Creio já ter dito isto antes mas volto a repetir, o facto de ter apenas um vocalista (e excelente vocalista) ajuda a que tenhamos o feeling de álbum e não apenas uma colecção de temas. O talento de Avi é já inquestionável e este álbum é um dos seus melhores.
8/10
Fernando Ferreira
Septem – “Pseudonica”
2022 – Nadir Music
Terceiro álbum dos italianos Septem e aquele que poderá chegar mais longe a nível de alcance. Não temos qualquer tipo de dado que possa garantir ou apoiar esta afirmação mas é algo que se sente ao ouvir este conjunto de temas. A banda tem as bases no heavy metal (a N.W.O.B.H.M. é referida no comunicado de imprensa e não é por acaso) no entanto é possível reparar por aqui um timbre de elementos progressivos principalmente pela destreza da guitarra, mas nada que os desvie (muito) do heavy metal. O resultado poderá parecer algo previsível mas a música consegue mesmo surpreender pela energia e pela força que tem. Convincente e recomendado para quem gosta de heavy metal musculado e dinâmico.
8/10
Fernando Ferreira
Black Label Society – “Doom Crew”
2021 – eOne
O ano de 2021 foi marcado pelo regresso de um dos mais carismáticos guitarristas norte-americanos, nada mais, nada menos do que o senhor Zakk Wylde com os seus caros Black Label Society. Quase sempre envolvido noutros projectos musicais é com os Black Label Society que Wylde se sente verdadeiramente na sua zona de conforto e onde pode em definitivo libertar a sua veia criativa. ‘Doom Crew Inc.’ (numa evidente e justa homenagem à sua fiel equipa técnica) é o décimo álbum da banda e vem recuperar algum do fulgor perdido em ‘Catacombs of the Black Vatican’ (2014) e ‘Grimmest Hits’ (2018), não conseguindo todavia atingir a qualidade, dinamismo e vitalidade do fantástico ‘Order Of The Black’ (2010). Mais uma vez Zakk Wylde exibe todo o seu talento e mestria no domínio da guitarra ao serviço daquele Southern Heavy Metal quase já patenteado pela banda onde a saturação do Groove se recusa a aliar com a rapidez e o frenesim de outros tempos. Apesar de mais uma vez ser notório uma exagero na quantidade de pseudobaladas insipidas, ‘Doom Crew Inc.’ brinda-nos com temas que certamente não vão decepcionar os religiosos fãs da banda tais como ‘Set You Free’, ‘Destroy & Conquer’e ‘Forsaken’.
7.5/10
Jorge Pereira
Sartori – “Dragon’s Fire”
2022 – Rockshots
A capa faz doer a vista e o som acaba por não ser surpresa. Temos um heavy metal tradicional com uma produção meio desequilibrada que nos faz pensar que alguma coisa não está bem, mesmo que não consigamos descobrir exactamente onde. O eco da voz remete-nos para outros tempos assim como o tom da guitarra mas por outro lado é bom ouvir a bateria orgânica. No entanto, todas estas questões desaparecem rapidamente, principalmente para quem for amante de heavy metal tradicional. É um álbum da velha guarda para a velha guarda e o público alvo tem tudo para o receber de braços abertos.
7/10
Fernando Ferreira