WOM Reviews – Black Swan / Audrey Horne / Squared / Nazareth
Black Swan – “Generation Mind”
2022 – Frontiers Music
Para quem pensa que as super-bandas da Frontiers desaparecem tão rapidamente como desaparecem, aqui está o segundo álbum dos Black Swan. Temos então novamente Robin McAuley (de McAuley Schenker Group), Reb Beach (Winger, Whitesnake), Jeff Pilson (Foreigner, The End Machine e ex-Dokken), Matt Starr (Mr. Big, Ace Frehley) a fazerem aquilo que fazem melhor, ou seja, hard rock de grande qualidade onde tudo bate certo, tudo soa certo. Uma grande voz, trabalho instrumental de topo e uma produção que apesar de moderna sabe como conservar o espírito orgânico que o estilo precisa. “Generation Mind” é um daqueles álbuns que o tempo até pode esquecer – porque hoje em dia está tudo com um défice de atenção de um peixe – mas basta ouvir um bocado para ficar presente como um dos grandes lançamentos de 2022 de hard rock.
9/10
Fernando Ferreira
Audrey Horne – “Devil’s Bell”
2022 – Napalm
Sinceramente não esperava algo assim. Não que os Audrey Horne não estivessem bem vistos aos nossos olhos e ouvidos mas “Devil’s Bell” é ao mesmo tempo o seu trabalho mais maduro como também o mais bem conseguido. Quatro anos depois de um álbum muito bem recebido e com a pandemia para trás, este seu sétimo trabalho é um testemunho hard rock de excelente qualidade. Bons riffs, excelentes harmonias nas guitarras, uma voz perfeita e uma boa produção orgânica que ajuda a criar um ambiente de rock clássico sem ser retro ou tentar soar a outra coisa qualquer que não ao som da própria banda – ouvir a instrumental “Return To Grave Valley” para comprovar isso mesmo. Um grande álbum de hard rock de uma das grandes exportações da Noruega no estilo.
9/10
Fernando Fereira
Squared – “Strange Affairs”
2022 – Edição de Autor
Como a própria capa indica, este projecto é a junção entre o vocalista sueco Jack L. Stroem e o guitarrista francês Arthur Vere e apesar do som ser bem vintage, apenas nasceu em 2019. Sim, a sonoridade é bem retro mas a qualidade é igualmente proporcional. Temos logo aquele feeling da década de oitenta, do A.O.R. que ainda conseguia chegar à televisão e ao cinema (principalmente ao cinema) mas em bom. “Strange Affairs” é hard rock melódico de extgremo bom gosto e que representa uma viagem no tempo mas que é pura diversão para quem gosta daquelas melodias infecciosas que não largam o cérebro depois de entrarem.
8/10
Fernando Ferreira
Nazareth – “Surviving The Law”
2022 – Frontiers Music
Se calhar a primeira reacção que alguns fãs mais desatentos têm é “os Nazareth ainda existem?” Não só ainda existem como este é o seu vigésimo quinto álbum numa carreira com mais de cinquenta anos. Tal como muitas outras bandas da mesma geração, o que temos hoje em dia é bastante diferente do seu considerado som clássico. No entanto, sendo que os Nazareth nunca tiveram um sucesso esmagador tirando um punhado de clássicos do rock, esta proposta surge com este nome como poderia surgir com outra designação qualquer. Não sendo mau, pelo contrário é bastante bom, não deixa de soar surpreendente moderno para o trabalho de uma banda com tantos anos de carreira. O que de certeza não vai impressionar os fãs de longa data mas que para quem procura bom hard rock, vai encontrar um bom partido.
7.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!