Review

WOM Reviews – Catalysis / Disharmony / Soulfly / Epidemik

Catalysis – “Relicta”

2022 – Edição de Autor

Regresso dos escoses Catalysis com mais um EP, o segundo desde o lançamento do álbum de estreia em 2020 e o formato que a banda mais parece gostar. Pela qualidade das músicas que temos aqui, não há razões de queixa. O teor moderno do seu thrash/death metal poderá parecer algo previsível, dentro daquelas aproximações mais genéricas ao metalcore, mas a realidade é que este é um trabalho fácil de cativar todos os que gostam do seu thrash bem moderno mas ainda cheio de valores tradicionais – principalmente ao nível de guitarra solo. Um EP que com mais umas canções a este nível, seria definitivamente um grande álbum.

8.5/10
Fernando Ferreira


Disharmony – “Gods Made Flesh”

2022 – GrimmDistribution

Fui apanhado de surpresa por este “Gods Made Flesh”. O terceiro álbum da banda grega Disharmony é um potente petardo de thrash metal. O mais curioso é que apesar de ser grego, tem um forte sabor norte-americano, como que uma mistura entre Sanctuary e Vicious Rumors com uma voz que tanto lembra Warrel Dane como Geoff Tate. Produção bem musculada mas ainda assim orgânica e o mais importante, um conjunto fantástico de canções. Este é um álbum que definitivamente tem tudo para colocar os gregos no mapa das propostas de thrash metal mesmo que não seja um álbum perfeito e onde algumas gorduras poderiam ser cortadas. No entanto, o resultado final ainda é bem acima da média, sendo que este é sítion que voltaremos a revisitar muitas vezes no futuro.

8/10
Fernando Ferreira


Soulfly – “Totem”

2022 – Nuclear Blast

E já lá vão 26 anos desde que o incontornável frontman Max Cavalera deixou em choque o universo da música mais pesada ao romper a sua ligação aos icónicos Sepultura, todavia o hiperactivo Max avidamente formou uma nova banda (Soulfly). Com um início de carreira inusitadamente marcado por um Thrash Metal carregado de Groove e influências tribais reminiscentes de ‘Roots’ (o ultimo trabalho dos Sepultura ainda com Max ao comando) os Soulfly atingem este ano a importante marca dos doze álbuns com ‘Totem’. ‘Totem’ assinala a continuidade de uma tendência que começou no fantástico ‘Dark Ages’ e ficou ainda mais vincada nos dois últimos álbuns da banda (‘Archangel’ e ‘Ritual’), um progressivo afastamento de tudo quanto são elementos tribais, apontando o foco para um Thrash Metal directo, cru e grave. Este formato musical mostra-nos uns Soulfly em forma, perfeitamente evidente em temas como ‘Filth Upon Filth’, ‘The Damage Done’ e ‘Ecstasy Of Gold’. Contudo ‘Totem’ apresenta também alguns pontos menos positivos, desde logo uma série de solos algo desenquadrados com a harmonia geral do álbum mas também um subtil mas evidente corte no Groove Metal que de algum modo tem sido uma espécie de trave mestra da banda.

7.5/10
Jorge Pereira


Epidemik – “Epidemik”

2022 – GrimmDistribution

Trabalho de estreia dos Epidemik, uma banda de thrash metal vinda da Costa Rica que tem amor à fórmula mais crua do estilo, muitas vezes aproximando-se do death metal. Algo que por vezes até encontra os seus méritos e aqui também sugere isso logo no primeiro tema “Global Mass”. O problema é que o marasmo depressa se instala e dificilmente se vai embora. A unidimensionalidade da proposta, seja pela música em si seja pela forma como é apresentada – ou seja a produção – torna com que se torna cansativo e progressivamente desinteressante. E é a prova que por vezes não basta ter bons riffs, mas também boas ideias para lhes dar o uso mais eficaz.

5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.