Review

WOM Reviews – Clouds Taste Satanic / Dawn Ray’D / Host / Exploring Birdsong

Clouds Taste Satanic – “Tales Of Demonic Possession”

2023 – Edição de Autor

Os Clouds Taste Satanic são uma daquelas bandas que sabemos que não vão agradar a todos mas que isso não tem o mínimo impacto na forma como os vemos e sentimos. Aliás, por vezes até parece que eles existem como uma forma de conjugar vários dos nossos gostos. Doom metal pesadão? Claro. Temas longos? Obviamente. Psicadelismo e a capacidade de nos fazer embarcar em viagens que parecem irreais e fazendo apenas uso da velha base para o rock – bateria, baixo, guitarras? Mil vezes sim! Que é praticamente o que temos aqui nestes quatro novos temas. Quatro longas viagens instrumentais, cada uma com um pouco menos ou pouco mais de vinte minutos. Este é um daqueles álbuns que recomendamos ouvir quando se quer relaxar e abstrair da realidade. Não há música melhor para isso. Vício!

9/10
Fernando Ferreira


Dawn Ray’D – “To Know The Light”

2023 – Prosthetic

Regresso de uma das bandas mais interessantes do Black metal pagão vindo das ilhas britânicas. Os Dawn Ray’D têm uma forte base no Black metal mas a sua sonoridade foge muitas vezes para o folk, com detalhes deliciosos que marcam, ainda que se possa separar estes momentos em pequenos interlúdios do que propriamente no meio dos seus temas mais longos. Ainda assim, bastante refrescante. Também refrescante é a sua componente lírica de contestação social, de uma forma que surpreende pelo conteúdo, mas sobretudo pela sua eficácia neste contexto. Longe de ser a típica proposta de folk metal alegre – é quase sempre melancólica, mesmo nos momentos de explosão de raiva – é a riqueza da sua música e da sua mensagem que tornam este um trabalho que recomendamos para os fãs do género.

8.5/10
Fernando Ferreira


Host – “IX”

2023 – Nuclear Blast

Depois das aventuras mais extremas de Nick Holmes (com os Bloodbath) e de Gregor Mackintosh (com Vallenfyre primeiro e depois com Strigoi) e até após o peso ganho progressivamente nos próprios Paradise Lost, este novo projecto é tanto previsível como inesperado. Previsível principalmente para quem acreditava na integridade artística da banda quando foi mudando a sua sonoridade progressivamente que os fez chegar à EMI no final da década de noventa. Imprevisível porque vem totalmente, como evidenciado atrás, contra a corrente artística daquilo que os dois músicos têm feito. “IX” soa como um seguimento lógico de “Host”, o álbum mais comercial e acessível dos Paradise Lost, de tal forma que se percebe perfeitamente a razão dessa ser a designação desta nova aventura. Musicalmente embarca em tapeçarias electrónicas que soam bem mais nostálgicas do que a forma como “Host” soava futurista. Há uma intenção de ir capturar o som da música das discotecas da década de oitenta, aquele feeling synth que é conjugado com uma abordagem vocal de Holmes como já não o ouvíamos a ter há muito tempo. O resultado é um disco que, sem ter a pressão e o peso do nome Paradise Lost em cima, soa bastante divertido e leve. Para quem gosta até da onda gótica mais electrónica, não há como não mergulhar neste trabalho com gosto.

8/10
Fernando Ferreira


Exploring Birdsong – “Dancing In The Face Of Danger”

2023 – Long Branch

Interessante este EP dos Exploring Birdsong, uma banda britânica que revela potencial aqui nestes cinco temas. Um som que tem tanta apetência para o pop como para o rock, a lembrar um pouco os The Gathering na fase Anneke, um pouco mais directos e sem aquela exuberância atmosférica. A voz de Lynsey Ward é sem dúvida o destaque, mas a nível instrumental o que se pode ouvir também está acima da média. Apesar de não termos músicas que sejam apaixonantes – ou melhor que sejam memoráveis, sente-se que temos aqui o princípio de algo com potencial para se tornar enorme, sem falar que a qualidade é inegável.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.