Review

WOM Reviews – Deströyer 666 / S.I.D. / Envy / My Own Fear

Deströyer 666 – “Never Surrender”

2022 – Season Of Mist

Os Deströyer 666 continuam a referência máxima (ou pelo menos uma das referências máximas) da música extrema australiana, mas isso também não influencia de todo o seu ritmo editorial. “Wildfire”, o anterior álbum, data já de 2016 e desde então a banda tem lançado alguns EPs e álbuns ao vivo. Seis anos passaram e é bom ver que nada mudou mas ainda assim, algo evoluiu. Em 2022 a banda australiana surge mais polida, mais poderosa e sobretudo mais catchy. E extremamente melódico. Fazendo uma comparação passível de ilustrar da melhor maneira, digamos que os Sodom estão a soar bem mais ásperos do que os Deströyer 666. E isso não tem de ser necessariamente mau já que este é o álbum que a banda lançou nos últimos tempos que mais depressa entrou. Temas memoráveis, melodias memoráveis e até cantáveis (?!) e um álbum dos mais sólidos que encontrámos nos últimos tempos. Simplesmente fantástico!

9/10
Fernando Ferreira


S.I.D. – “City Of Chemistry”

2022 – Gruesome

Mais uma aposta da Gruesome Records, desta vez os italianos, S.I.D., que trazem com este EP “City Of Chemistry”, uma dose generosa (em qualidade) de death/doom metal. O feeling é totalmente clássico, fazendo lembrar quando este género surgia um pouco por todo o lado, principalmente a nível europeu. Mas mais do que o factor nostálgico (do qual todo o tipo de metal acaba invariavelmente por fazer uso), temos um grupo coeso de temas que são bem sucedidos em chamar a atenção dos fãs deste tipo de sonoridade. E conseguem fazê-lo de forma impressionante – com simplicidade. Voltando ao início, acrescentaria apenas que esta é mais uma boa aposta da Gruesome Records.

8.5/10
Fernando Ferreira


Envy – “Seimei” 2022

2022 – Pelagic

EP dos japoneses Envy que nos traz mais três temas que soam a pouco. Primeiro porque são pequenos e segundo porque são tão bons que ainda faz com que pareçam mais curtos. O tema título é de uma beleza esmagadora onde as tapeçarias sonoras vão evoluindo (por diversas vezes) para climaxes e explosões de violência que soam ainda mais belas. Este primeiro tema é o grande destaque e o mais viciante, mas “Zahnshin” e “Tamayura” também possuem os seus méritos. Excelente mas demasiado curto para aquilo que precisamos. O lado bom é que isto pode ser um trailer para um próximo álbum.

8/10
Fernando Ferreira


My Own Fear – “Violence Made History”

2022 – M.U.S.I.C. Records

Depois de inaugurarem a discografia em 2014 com EP “Rise”, os franceses lançam o primeiro álbum em 2022, este “Violence Made History”, um álbum que cumpre aquilo ao que se compromete no título: distribuição de violência. Se é comum no thrash metal moderno, uma aproximação ao death metal sobretudo na voz, também o é uma certa standardização do estilo, onde não há espaço para grandes surpresas. Ora os My Own Fear assumem-se mesmo como thrash/death metal e isso faz completamente sentido quando a banda captura um espírito mais primitivo do estilo, onde o groove não domina tudo, onde a produção é crua (não sei se propositado ou se um acidente) e onde temos a segunda guitarra a justificar a sua existência com solos e leads, mesmo que os mesmos não sejam abundantes. Uma estreia que promete boas coisas e que nos deixa atentos em relação ao que eles vão fazer.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.