WOM Reviews – Die Oberherren / Wang Wen / Eyes / Tension Rising
Die Oberherren – “Die By My Hand”
2023 – Svart
Não sendo o maior apreciador do mundo de rock gótico, tenho que ficar completamente rendido a isto que nos é apresentado por este álbum de estreia dos suecos Die Oberherren. Inicialmente este projecto nasceu da necessidade de capturar aquele feeling puro rock gótico, aquela essência da década de oitenta. Felizmente que o que apresenta traz muito mais do que um puro exercício nostálgico e que apesar de ir buscar muito da estética sonora da altura, traz também consigo um grande número de excelente temas aos quais não conseguimos deixar de ficar completamente fascinados. O que os fãs de rock gótico provavelmente ficarão ainda mais impressionados. Boas músicas, produção orgânica e vintage e um feeling genuíno que agarra desde o primeiro momento.
8.5/10
Fernando Ferreira
Wang Wen – “Painful Clown & Ninja Tiger”
2023 – Pelagic
Os Wang Wen são uma das nossas bandas de post rock favoritas de sempre. Posto isso as expectativas eram muito grandes para este “Painful Clown & Ninja Tiger”. E as mesmas não foram cumpridas. Principalmente porque esperávamos que o mesmo pudesse facilitar umas fantásticas viagens que não aconteceram. Aconteceram outras. Por isso podemos dizer que este álbum é uma espécie de uma bola curva, onde a música assume uma outra roupagem, onde se torna mais intimistas, mais madura num disco que é o mais pessoal da banda como também o mais intimista. Algo que não o torna imediato mas ainda assim ainda o dota com uma capacidade de atracção bem acima da média. Não sendo o disco que esperávamos, é um que obriga a um maior contacto e até estudo. Só as grandes bandas nos trazem álbuns assim.
8/10
Fernando Ferreira
Eyes – “Congratulations”
2023 – Indisciplinarian
Segundo álbum dos dinamarqueses Eyes que chega com vontade de mandar tudo abaixo. Abrasivo, explosivo e corrosivo. E sobretudo refrescante, com uma proposta que nos faz pensar em comparações estapafúrdias como “Congratulations” está para o hardcore como o sludge está para o doom. Intensidade enorme mas sem esquecer a parte melódica que temos espalhada por aqui mas uma melodia que está longe de ser convencional e até algo que a torne mais acessível. Pelo contrário, torna-o ainda mais abrasivo. O que faz com que os trinta minutos que duram acabem por ser perfeitos para o impacto ser ainda maior. Uma forma de apresentar o hardcore que cativa.
8/10
Fernando Ferreira
Tension Rising – “The Last Judgement”
2023 – Edição de Autor
Nem seria preciso o comunicado de imprensa referir Dream Theater como influência, porque é algo que o tema instrumental de abertura, “An Unsuspecting World” deixa bem a descoberto. Não se pense no entanto que é um assalto em plena luz do dia e à descarada. Nada disso, apenas pequenas indicações aqui e ali, algo que depois os temas com voz servem para dispersar – voz essa que oscila entre o limpo e o gutural/gritado. Nenhuma das duas é particularmente impressionante mas nenhuma também põe em causa a música no geral. Ainda assim, prefiro o gutural que tem um impacto mais positivo e duradouro. Não chegando a meia hora, este lançamento é interessante ainda que nunca chegue a cativar tanto como o já citado tema instrumental de abertura prometia.
6.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!