Review

WOM Reviews – Edgeland / Delain / Uburen / Devil’s Whiskey

Edgeland – “Keepers Of The Light”

2023 – Edição de Autor

“Keepers Of The Light” é o álbum de estreia dos suecos Edgeland que nos trazem um heavy metal sólido e com grande carácter. Por esta altura, não há grande mistério no heavy metal e esse facto poderá fazer com que se pense que toda a nova banda que se apresente opte por andar a navegar por águas já navegadas. E embora seja impossível evitar os lugares comuns, a sonoridade moderna e cheia da produção com os temas bem inspirados que temos por aqui fazem com que este seja um álbum que soe verdadeiramente refrescante. Por muito contra a maré que navegue, não deixa de ser um álbum ao qual facilmente nos perdemos. Mais pela sobriedade do que por tentar capturar tempos idos. “Keepers Of The Light” não só é um bom álbum de estreia como um cartão de visita perfeito para esta banda e para aquilo que poderão fazer no futuro.

8.5/10
Fernando Ferreira


Delain – “Dark Waters”

2023 – Napalm

Nova vida para os Delain com “Dark Waters” a marcar o início de uma nova era, sendo que é o primeiro álbum com Diane Leah na voz. A mudança de vocalista numa banda, seja ela qual for, é sempre um assunto delicado, mas no caso dos Delain não nos parece que seja uma escolha complicada. Conclusão a que se chegou facilmente apenas com pouco tempo de audição deste trabalho. Ao contrário do que aconteceu com os Nightwish na fase pós Tarja, não houve uma revolução na forma como a voz é apresentada. Leah assenta muito bem no som da banda sem que se sinta que há algo profundamente diferente. Claro que é uma voz diferente, mas não é radicalmente diferente. Haverá provavelmente maiores diferenças para quando a banda se apresentar ao vivo, no entanto por agora o que temos és o Delain a soarem nas horas com um bom álbum de metal sinfónico e de sensibilidades góticas e sempre com aquele cheirinho meio pop por trás que faz parte. Temos refrões que se colam à cabeça, temos os arranjos orquestrais ainda que não sejam dominadores do som e um álbum ao qual é fácil de ouvir. O que representa uma boa estreia para Diane.

8/10
Fernando Ferreira


Uburen – “Usurp The Throne”

2023 – Dusktone

Regresso por parte dos noruegueses que tivemos oportunidade de ver na última edição do Vagos Metal Fest e que nos trazem o seu black metal de índole viking e bastante in-your-face. Aliás, este será o melhor termo para o descrever, principalmente como a voz nos bate directamente sem pedir perdão ou licença. “Usurp The Throne” é um álbum de black/viking metal que apesar de manter a sua atmosfera, não depende unicamente dela para ter o seu impacto. Produção forte, ainda que crua, atrevo-me a dizer que é uma boa representação da banda em palco. Aliás, é personalizado para esse efeito, feito para tocar ao vivo, deixando de lado o feeling mais épico que tendia a aparecer ocasionalmente. Um bom e desafiante regresso.

7/10
Fernando Ferreira


Devil’s Whiskey – “Historias De Muerte”

2023 – WormHoleDeath

O maior dom que a música tem (e que deve ser preservado, apesar da vontade de tentar conseguir chegar às pessoas o mais rapidamente – e facilmente – possível) é de nos fazer sentir perplexos, intrigados, curiosos. Temos isso tudo aqui neste ”Historias De Muerte”, o terceiro álbum dos Devil’s Whiskey que desafia a categorização e faz com que seja praticamente impossível definir com exactidão o que estamos a ver. O comunicado de imprensa faz o seu melhor com um “heavy rock” e “stoner”, que apesar de estar longe de nos convencer, é mesmo o par de rótulos mais apropriado. Experimental seria vago demais e noise rock talvez enganador. É um álbum com música desafiante que nem sempre nos consegue convencer a ficarmos interessados no desafio que nos coloca à frente. Interessante, sem dúvida, mas talvez não o suficiente para nos manter presos enquanto tentamos decidir-nos se estamos mais intrigados ou desconfortáveis.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.