WOM Reviews – Empyrium / Mustan Kuun Lapset / Andrea Giordano / Tal
WOM Reviews – Empyrium / Mustan Kuun Lapset / Andrea Giordano / Tal
Empyrium – “Über Den Sternen”
2021 – Prophecy Productions
É interessante repara na evolução destes Empyrium e sobretudo reparar que mesmo estando ausentes cerca de sete anos, o seu regresso é dotado de um brilhantismo que é difícil de igualar ou até descrever. A sensibilidade com que está dotado quase que nos faz esquecer que estamos perante um álbum de metal mas efectivamente assim é. Metal com pinceladas folk muito discretas e onde as vocalizações são um dos pontos de foco de atenção – obrigatória. A beleza é indescritível, muito graças a pequenos detalhes seja na forma acústica, seja nos teclados ou seja como a distorção não nos sufoca por completo – o que quando acontece não é nenhum problema mas apenas para se ter noção da forma como há muito espaço para respirar e em como menos por vezes é mesmo mais.
9/10
Fernando Ferreira
Mustan Kuun Lapset – “Kruunu”
2021 – Inverse
Pelo nome fica-se logo a saber de onde é que os Mustan Kuun Lapset nos chegam. Das Finlândias, claro está. Temos um trabalho acústico mas que está longe de ser aborrecido. E apesar de não ser o típico trabalho folk, transporta muita da sua característica ambiência. É um álbum cheio de melodias memoráveis e onde as vocalizações têm uma importância tão grande como a instrumentação, que é também fantástica. O contexto até poderá ser algo bem próximo do metal – aliás, não é muito difícil imaginar isto cheio de distorção de guitarras. No entanto, neste formato, funciona mesmo muito bem.
8.5/10
Fernando Ferreira
Andrea Giordano – “The Silence”
2021 – Edição de Autor
Interessante, muito interessante este trabalho de Andrea Giordano. Antes de mais, a indicação de que este se trata de um álbum mais dirigido para quem gosta de música clássica e bandas sonoras. Há todo esse ambiente – aliás, a própria capa remete para o imaginário cinematográfico. Não só Giordano é um compositor (talentoso) como também é guitarrista da banda de death metal italiana Toolbox Terror. Aqui os ambientes são sinistros mas como já referi, de uma forma cinematográfica e com uma intensidade dramática notável. Não fossem os temas curtos e por vezes o vazio entre eles (o silêncio) demasiado marcado e seria um álbum mais que recomendado mas efectivamente essa quebra faz com que a intensidade e pujança emocional se vá perdendo – ainda que depois se recupere na faixa seguinte. Boa surpresa!
8/10
Fernando Ferreira
Tal – “Sapiduz”
2022 – Öm Sound
Como facilmente identificar um trabalho experimental: quando o som que nos chega aos ouvidos é tão estranho que nos faz colocar em causa a integridade do material electrónico, do suporte onde a música está ou até mesmo das nossas capacidades de audição ou discernimento. Foi precisamente o que aconteceu com este álbum de estreia de Tuomas A. Laitinen a solo, aqui designado simplesmente por Tal. Laitinen é um artista visual de enorme talento o que não significa que seja obrigatoriamente talentoso na música. Por acaso este trabalho, não sendo assumidamente algo recomendado ao mais comum dos apreciadores de música pesada, é bem interessante no espectro da música ambiental, conseguindo-nos transportar por diversas fases e estados de espírito diferentes, sempre com um misto de intriga e estranheza. Sobretudo recomendado para quem tens os horizontes bem abertos e amplos para receber este conjunto de canções que de si só também vão a vários campos e disposições. Interessante estreia.
7/10
Fernando Ferreira