WOM Reviews – Gavran / Murmur / Hunted Scriptum / Spitfire MKIII
Gavran – “Indistinct Beacon”
2022 – Dunk! Records
Pedrada Sludge/Post Metal/Doom Metal (complicado ter noção de qual dos três elementos tem mais peso nesta equação final mas pela ambiência, o post metal parece-nos ter alguma vantagem) na forma do segundo álbum dos Gavran, onde a envolvência negra seduz-nos e conquista-nos sem haver muito da primeira para que a segunda aconteça. O sentido de holocausto pessoal é avassalador ao longo destes longos cinco temas e a sua eficácia faz com que apesar de não serem sentimentos agradáveis, queiramos permanecer neste espaço claustrofóbico ao longo de muito tempo. Peso e atmosfera são os seus maiores trunfos e quando surgem em temas memoráveis, não há mesmo mais nada a dizer.
9/10
Fernando Ferreira
Murmur – “Pvtrefactio”
2022 – Edição de Autor
Álbum de estreia dos espanh+ois Murmur que eimpressiona. Para já este trio madrileno tem uma versatilidade assinalável. É difícil de os restringir a um género específico da música extrema com alguns elementos de death metal a salientarem-se mas há uma toada e uma ambiência bem própria do post metal que acaba por ser o fio condutor num álbum que surpreende pela sua eficácia. A originalidade poderá ser por vezes algo sobrevalorizado – somos da opinião de que é a qualidade que deverá falar mais alto – mas quando a mesma surge com a capacidade de nos prender. Beatriz tem um vozeirão imponente e acaba por ser a sua prestação o centro das atenções, ainda que instrumentalmente este seja também um trabalho igualmente imponente. Uma banda que vai surpreender ainda mais no futuro.
8.5/10
Fernando Ferreira
Hunted Scriptum – “Paracusia”
2022 – Gruesome
Ora aí está o álbum de estreia dos Hunted Scriptum, uma banda que já há muito tempo nos tinha vindo deixado (e espalhado por alguns palcos) excelentes indicações. “Paracusia” não as desfaz, pelo contrário, eleva-as a um novo patamar. O seu death metal agressivo e poderoso aponta tanto na direcção das facetas mais brutais do death metal pela intensidade assim como do groove, como também retêm muito dos aspectos tradicionais, ainda que os mesmos não se manifestem sobre solos de guitarra – temos a segunda guitarra a criar ambiências com leads pouco usuais mas que servem para acrescentar personalidade à música. Não oferecendo concessões, é um disco sólido que culmina anos de percurso e que esperemos que seja apenas um aperitivo para o que venha de seguida.
7/10
Fernando Ferreira
Spitfire MKIII – “Shadows Phantoms Nightmares”
2022 – Defox Records / Andromeda Relix/Heart of Steel
Inicialmente chamados de apenas Spitfire, a banda teve várias encarnações até que nesta terceira e dispostos a distanciar as várias era, voltaram como o sufixo “MKIII”, sendo este o seu álbum de estreia que se insere naquela área difusa do hard’n’heavy, uma área conhecida como um dos luscos fuscos da música pesada. E não há problema nenhum com isso, já que não os impede de ter uma identidade bem formada, apoiada completamente nos valores mais tradicionais do rock. Algo que vai agradar os fãs da velha guarda embora deva-se avisar que não existem muitos momentos memoráveis mas está longe de se tratar de um mau disco, ouvindo-se com prazer, quando o objectivo é apenas curtir um bom heavy metal.
6.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!