WOM Reviews – Gomorra / Wormgod / Francesco Marras / Peste & Sida
Gomorra – “Dealer Of Souls”
2022 – Noble Demon
Que poder! Tem sido hábito nos últimos tempos encontrarmos propostas europeias de power metal que soam a americanas, pela forma como gostam de usar um som mais musculado a lembrar o que se fazia do outro lado do Atlântico uns anos atrás. Os suiços chegam ao segundo álbum e trazem nele um entusiasmo que há muito tempo não encontrávamos no estilo. Entusiasmo que tem razão de ser. Temos aqui um conjunto extremamente forte de temas, sem qualquer filler e onde até uma power ballad como “Lost In Darkness” é totalmente eficaz. Refrões poderosos, coros a tornar tudo épico e o poder das guitarras completamente in-your-face. Tal como gostamos. Segundo álbum e a certeza de que esta é uma das mais excitantes propostas do estilo, a injectar sangue e energia nova.
9/10
Fernando Ferreira
Wormgod – “Where Old Curses Rest”
2022 – War Productions / Void Wanderer
Duo romeno que chega ao álbum de estreia e consegue convencer. Black metal bem produzido e com uma capacidade impressionante para sacar riffs macabros, tal como se pretende. E por esta altura, aquela voz desencorajadora que nos diz que já foi tudo dito e feito acaba por cair por terra e ficar muda. Não que não reconheçamos lugares comuns por aqui e este seja um álbum extremamente original. A originalidade nunca teve em questão. Aqui é mesmo a capacidade de soar verdadeiro e honesto na base, após soar bem. E isto soa mesmo muito bem, sendo um trabalho ao qual voltamos com gosto. Devo acrescentar que as dinâmicas melódicas que aqui e ali aparecem – como em “Olden Crusade” – são aquelas que fazem a diferença e que tornam este um trabalho memorável. Excelente estreia discográfica.
8.5/10
Fernando Ferreira
Francesco Marras – “It’s Me!”
2022 – Hell Tour Productions
Francesco Marras é o talentoso guitarrista dos Tygers Of Pan Tang e dos Screaming Shadows, e este é já o seu terceiro trabalho a solo, com a particularidade de ser o primeiro onde o próprio músico se aventura como vocalista. E até nem se dá muito mal, num registo totalmente apropriado para o blues rock. Não é bem o género que aqui está representado musicalmente mas também não foge muito. Temos um rock pesado onde o virtuosismo nas seis cordas é mais que evidente mas não é esse o principal veículo. Aliás, o facto de querer embarcar neste tipo de proposta depois de dois álbuns instrumentais é bem representativo daquilo que ele quer atingir como músico e atinge. Este é um bom álbum de rock/hard rock com aquele gostinho a blues tanto na guitarra como nos arranjos da banda que o acompanha, principalmente a nível de teclados. Os amantes da guitarra e do rock terão de conferir este disco.
8/10
Fernando Ferreira
Peste & Sida – “Não Há Pão”
2022 – Amazing Artists
Regresso dos Peste & Sida, regresso bastante desejado. “Não há Pão” é o oitavo álbum de originais e traz-nos a banda de João San Payo mais acutilante que nunca, com um sabor rock, punk e sobretudo ska – “O Típico Zé Tuga” é uma das melhores do disco – havendo ainda espaço para uma cover de Zeca Afonso com a “Só Ouve O Brado Da Terra”. É um disco de intervenção – podemos chamar-lhe assim – onde os principais alvos vai para além dos donos disto tudo do costume mas também somos todos nós, reféns das redes sociais às quais nos submetemos como prazer. É um disco inconformado que se apresenta com a classe já esperada, como a banda diz no tema final “Mandem Mais Rock”, as coisas mudam sem se perceber, a vida gira sem se ver, mas por muito que as coisas mudem e que a vida gire, os Peste & Sida continuam a ser garantia de bom rock português, com um pé no punk e outro no ska.
7.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!