WOM Reviews – King Abyss / Drakon / Necro Weasel / Subway To Sally
King Abyss – “Snake Oil”
2023 – Edição de Autor
O Reino Unido nunca foi visto como uma grande potência no Thrash Metal apesar de ter tido inegavelmente algumas propostas de peso ao longo dos anos. Não serão os King Abyss a mudar isso provavelmente, mas este álbum de estreia poderá estar entre as melhores propostas a surgir daqueles lados nos últimos anos. E ao contrário do título do disco, não é de todo banha de cobra. Com uns laivos mais agressivos que os colocam no thrash/Death, o teor melódico dos seus temas acaba por fazer com que não os consigamos ver dessa forma. Temos até uma power ballad (e não há melhores power ballads do que aquelas feitas por banda thrash) na forma de “Disdain” e um álbum repleto de malhas prontas para nos partir o pescoço com tanto headbanging que promovem. Um excelente álbum de estreia e um potencial a começar já a ser cumprido da melhor forma.
9/10
Fernando Ferreira
Drakon – “Речи Высокие”
2023 – Sleaszy Rider
Black metal melódico por parte dos russos Drakon. Altamente inspirado e com um grande foco nas melodias cativantes das guitarras, este EP faz-nos lembrar as razões de nos termos apaixonado com o Black e Death metal melódico. Três temas originais e duas covers, sendo que a primeira é dos Unanimated, “Life Demise” e a outra dos Enslaved, “Fenris”. Não sendo original, está com um som fantástico e com as referências certas para impressionar os que gostam de potência e melodia em igual medida.
8.5/10
Fernando Ferreira
Necro Weasel – “Obey, Suffer & Die”
2023 – Pan-Portimo Productions
Capa desconcertante – mas extremamente eficaz na ironia – do quinto álbum da dupla finlandesa Necro Weasel, onde o thrash/crossover é altamente eficaz ainda que deliciosamente unidimensional e primitivo no seu som, mas soa tão bem mesmo assim que isso nem é uma questão. E desperta a curiosidade para os outros álbuns. Sendo o quinto lançado desde 2020 até podemos pensar que isso é um pouco suspeito em relação à sua qualidade mas daquilo que podemos encontrar aqui em pouco mais de meia hora, é um disco que vai apelar a todos os que gostam de crossover com aquela aspereza nórdica do punk/crust.
8/10
Fernando Ferreira
Subway To Sally – “Himmelfahrt”
2023 – Napalm
Sempre achei a designação dos Subway To Sally como caricata para uma banda que toca folk rock/metal, mas isso não os impediu de se tornarem um nome obrigatório no seu país dentro do género e também conseguirem, de forma mais ou menos discreta, sair das fronteiras do seu país. A sua carreira é já longa mas a avaliar por este “Himmelfahrt” não nos parece que estejam com vontade de abrandar, sendo que trazem um álbum bastante diverso sendo que são as mais emocionais que surpreendem pela positiva – “Weit Ist Das Meer” e “So Tief” – embora o peso bruto de “Gott Spricht” também é muito bem recebido mas é no folk de temas como “Autumn” que nos sentimos na praia. Bem mais que folk, um álbum que cativa pela diversidade, embora nem todos os campos por onde se aventuram sejam daqueles que mais quiséssemos.
7/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!