WOM Reviews – Karl Sanders / Sparagmos / Charlotte Wessels / Sebastian Caldas
Karl Sanders – “Saurian Apocalypse”
2022 – Napalm
Terceiro álbum de Karl Sanders, que, para quem andar desatento, é também o líder e impulsionador dos Nile. As suas aventuras a solo são, como já se sabe focadas no lado mais exótico e folk – normalmente aqueles pormenores que surgem no intervalo da brutalidade de Nile. Apontamentos que nos colocam exactamente no Egipto, com toda a sua magia e misticismo e que é basicamente aquilo que procuramos no folk – seja qual for a cultura focada. Este é um álbum que facilmente ouvimos vezes sem conta e que também transporta consigo uma forte carga cinematográfica. Correndo o risco de soar blasfemo, mas esta parte da carreira de Sanders consegue ser sempre mais refrescante (e por consequência, interessante) do que a da sua banda principal.
9.5/10
Fernando Ferreira
Sparagmos – “Labýrinthos”
2022 – Khthon
Continuamos a vasculhar o arquivo dos trabalhos de André Coelho através da sua recém criada editora Khton. Desta feita vamos até um trabalho originalmente gravado em 2009 e que nunca foi lançado por parte da entidade ambient Sparagmos. Apesar de ter ficado na gaveta mais de uma década, é um trabalho assombroso entre o ambient e o experimental com alguns detalhes de drone que são deliciosos para quem gosta de um ambient mais agressivo e corrosivo – embora o termo agressivo aqui possa levar ao engano de quem possa estar a ler. É uma ambiência mais negra e pesada que sempre fez parte do projecto. Definitivamente um tesouro que agradecemos ter sido partilhado com o resto do mundo.
9/10
Fernando Ferreira
Charlotte Wessels – “Tales From Six Feet Under Vol. II”
2022 – Napalm
As expectativas com o primeiro trabalho a solo de Charlotte Wessels na sua vida pós-Delain foram cumpridas não na forma mas na qualidade. A abordagem mais trip hop/alternativa foi refrescante e de certa forma é esse o caminho que encontramos aqui, onde as paisagens electrónicas nos mostram caminhos mais cool que pop mas que ainda têm um forte sabor a esta última. É um trabalho adulto, longe da fórmula já conhecida dos Delain mas que até poderão interessar aos seus fãs. Low profile mas altamente interessante, tal como a carreira a solo da senhora Wessels.
8/10
Fernando Ferreira
Sebastian Caldas – “ME-WE”
2022 – WormHoleDeath
As caldeiradas é um prato que não aprecio particularmente mas na música até que trazem bons resultados. O que temos aqui é uma bela de uma caldeirada que junta metal, rock, influências latinas – além de ser parcialmente cantado em castelhano – e um feeling melódico apurado que vai do mais épico ao mais baladesco. No geral é coisa para nos manter presos na expectativa, no entanto, após as primeiras audições, certos pormenores começam a tornar-se cada vez mais evidentes como a produção demasiado digital. Saldo positivo embora se fique com vontade de se querer ouvir mais algum foco no meio da caldeirada.
6/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!