WOM Reviews – Kuolemanlaakso / Rise To The Sky / Gizzah / Buzzard Canyon
Kuolemanlaakso – “Kuusumu”
2022 – Svart
Das terras frias da Finlândia, surgem ,como que espectros da neve, os Kuolemanlaakso com o seu terceiro álbum, Kuusumu (segundo o tradutor: “abeto”…). Felizmente, contrariando as dificuldades fornecidas pela língua finlandesa, este álbum é de fácil apreciação com o seu tom de metal gótico bastante evidente. Apesar deste tom ser permanente durante todo o álbum, o mesmo consegue oscilar no seu estilo de faixa em faixa através de adaptações livres do doom metal e ocasionalmente do death (como é um excelente exemplo, Surusta Meri Suolainen) conferindo uma experiência estranhamente leve, apesar de bruta. Por curtas palavras, é um álbum cujo estilo entusiasma e continua a oferecer até ao fim sem que alguma vez comece canse, que era a preocupação que eu tinha quando vi a associação dos tons góticos aos de doom. Contudo, foi surpreendido e agora posso dizer aos meus amigos que oiço uma banda finlandesa underground cujo nome nem consigo pronunciar!
9/10
Matias Melim
Rise To The Sky – “A Cold Embrace From Life”
2020 – Edição de Autor
One man band de Sergio G. vinda de Santiago no Chile de doom metal atmosférico e melódico com uma eficácia tremenda, principalmente para quem não dispensa aquela dose de melancolia típica das propostas da década de noventa. É apenas um EP mas é um daqueles que recomendamos vivamente, com um bom equilíbrio entre as diferentes e esperadas facetas neste tipo de projecto. Uma boa introdução para este tipo de projectos.
9/10
Fernando Ferreira
Gizzah – “Electric Green”
2022 – Edição de Autor
Duo nacional que nos chega da zona de Ílhavo e que nasceu a partir de uma jam algures no Inverno de 2019, conseguindo ultrapassar o objectivo prévio de fazer algo na linha do stoner. Devo dizer que musicalmente os Gizzah conseguem mesmo ir para além do stoner. Temos doom, temos sludge e temos uma identidade musical que já dá passos muito seguros nestes dois temas. São curtos e sabe a pouco mas o fizeram é marcante o suficiente para que peçamos mais. Baixo, bateria e voz e parece que não falta mesmo nada. Bom projecto, quere-se mais.
8/10
Fernando Ferreira
Buzzard Canyon – “Drunken Tales Of An Underachiever… The Saga Continues”
2022 – Argonauta
Os Buzzard Canyon são uma banda de Stoner Rock do Connecticut. Formados em 2013, lançaram o seu primeiro álbum, “Hellfire and Whiskey”, em 2016, e o segundo, “Drunken Tales of an Underachiever”. . . The Saga Continues”, viu a luz do dia em 28 de janeiro de 2022 pela mão da Argonauta Records. Num todo até curti o som deles e facilmente se destacou a enérgica voz limpa e arrisco a dizer, cheia de sensualidade, de Amber Leigh a vocalista da banda que demonstra ao longo de todo o percurso uma enorme capacidade vocal, deixando a estrada cheia de poeira se é que me fiz entender. Depois, bem depois, vem aquele cunho de guitarras duplas ou gêmeas, que vão debitando bons riffs cimentando um estilo bem elaborado e personalizado que faz deste disco um bom momento de audição. Há alguns destaques a ter em conta e um deles salta logo à vista, trata-se de “ Where Eagles Dare ” cover dos lendários Misfits, que na minha opinião é excelentemente pensada e executada. depois “Ruf”, “Cocaine and Cigarette Burns” são outras que podem causar impacto na primeira passagem.
7.5/10
Miguel Correia
Support World Of Metal
Become a Patron!