WOM Reviews – Lacerhate / Redreigner / Rising Steel / Induction
Lacerhate – “Blood.Lies.Idiots.Death”
2022 – 10-54 Records
Fantástico álbum por parte dos italianos Lacerhate. E já se sabe que quando começamos uma review de uma forma errada, é porque o entusiasmo não nos permite menos. “Blood.Lies.Idiots.Death” tem toda a raiva do hardcore e junta a ela uma dose de metal que torna as coisas mais intensas. É daqueles discos unidimensionais (mas até com uma abrangência surpreendente) que nos consegue motivar a descarregar todas as frustrações acmuludas. Um processo saudável que por vezes esquecemos de efectuar e que os Lacerhate facilitam com grande habilidade. Aquilo que muitos de nós sentimos e pensamos, agora com a banda sonora ideal para extravasar.
9/10
Fernando Ferreira
Redreigner – “Eater”
2022 – Edição de Autor
Depois de um promissor EP de estreia, chega o primeiro álbum que pega nas expectativas e pulveriza-as ao apresentar um trabalho sólido de death metal moderno. Aqui talvez não tenhamos o thrash tão evidente mas continua a aparecer por aqui com uma parte importante da sua sonoridade. “Eater” é curto e não perde qualquer tempo, aliás, acho que pode ser tido como exemplo de como uma banda pode cortar as gorduras das suas canções e ficar longe de perder com isso. Neste caso temos toda a acutilância mas não se perde as dinâmicas, seja por um mid tempo triturador ou por ocasionais explosões que não escondem também alguns brilhantismos técnicos. É um álbum que poderá parecer que é muito menos ao início do que realmente é, poderá parecer que é mais moderno do que realmente é e só nos temos que nos guiar é pela excelente forma como soa.
9/10
Fernando Ferreira
Rising Steel – “Beyond The Gates Of Hell”
2022 – Frontiers Music
Terceiro álbum dos Rising Steel que não deixa margem de dúvidas em relação ao que vem: heavy metal e do puro. Apesar da banda ter começado dez anos atrás, a sua sonoridade faz lembrar quando o heavy metal começou a sair do underground no final da década de noventa, sobretudo aquele que era feito nos E.U.A., com uma pujança mais afincada. Os Rising Steel são franceses mas demonstram paixão por esse mesmo músculo, algo que resulta em dez temas cheios de garra e dinâmica, apostando tanto no uptempo como de vez em quando retiram o pé do acelerador e permite outro tipo de resultados. “Beyond The Gates Of Hell” é um sólido álbum de heavy metal com garra e com uma sonoridade moderna conseguindo oferecer o melhor de dois mundos.
8/10
Fernando Ferreira
Induction – “Born From Fire”
2022 – Atomic Fire
Passo de gigante para os Induction que chegam ao segundo álbum de originais e se estreiam pela Atomic Fire Records. Uma aposta que se revela certa por parte da editora já que a banda tem neste “Born From Fire” um álbum bem conseguido de power metal, revelando os óbvios lugares comuns mas conseguir com que os mesmos fiquem atrás do centro das atenções em relação à qualidade das músicas. Nem sempre acertam – “Eternal Silence” apesar de bonita, é difícil de ser levada a sério quando se parece tanto com uma lullaby de filmes da Disney” – mas no geral é um álbum ao qual nos vemos a voltar algumas vezes. E o potencial para se tornarem numa das propostas de top da cena power metal europeia é enorme.
7.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!