WOM Reviews – Lamb Of God / Rosy Finch / Ross Harding / Therion
Lamb Of God – “Omens”
2022 – Nuclear Blast
Aí estão eles de volta como seu nono trabalho de originais ‘Omens’, falo dos intocáveis Lamb Of God’. Cedo se emanciparam e progrediram para um patamar de grande destaque no espectro da música mais pesada Norte-Americana e até mundial, renunciado a pseudo plágios e revivalismos ridículos do Bay Area Thrash Metal os Lamb Of God tem pautado a sua carreira por uma solidez e consistência invejáveis e ao contrário dos seus conterrâneos Machine Head por exemplo nunca se perderam no caminho que traçaram, focalizando a sua sonoridade num moderno, vigoroso e ultra dinâmico Groove Thrash. ‘Omens’ representa apenas mais um capitulo desta história que ainda está longe de acabar, quando a técnica apurada se funde com uma enérgica e estonteante sintropia alicerçada em riffs imponentes e desenfreados alternados com compassados e oportunos ritmos que dão espaço a um sincronizado Groove de autor o resultado é um álbum de excelência que para além disso tem o grande mérito de nem sequer ser surpreendente tal não é o nível de qualidade que os Lamb Of God nos tem habituado, arriscaria a dizer que a grande supressa seria o quinteto Norte-Americano conceber um álbum medíocre. Destaco ‘Ditch’, ‘Gomorrah’ e ‘Grayscale’ talvez os temas mais emblemáticos deste formidável ‘Omens’.
9/10
Jorge Pereira
Rosy Finch – “Seconda Morte”
2022 – Lay Bare Recordings / Discos Macarras / LaRubia Producciones
Rosy Finch é um dos nomes interessantes do underground espanhol. Uma mistura refrescante entre o lado mais doom/sludge e também uma certa dose de rock psych alternativo que resulta numa identidade própria que regressa num EP que apesar de ter quase trinta minutos sabe-nos bem a pouco. Esta é uma das propostas top que o nosso país vizinho tem para oferecer e é bom ver que esta “Seconda Morte” nos soa a segunda vida e que a sua criatividade vai encontrando sempre um caminho para se manifestar da melhor maneira.
8.5/10
Fernando Ferreira
Ross Harding – “Chapter II”
2022 – Mongrel
Ross Harding é definitivamente um dos bons nomes do hard rock sul africano. “Chapter II” tanto apresenta um feeling clássico de blues rock como também nos traz cores do rock alternativo, muito graças também à sua voz quente e emocional. Cinco temas que trazem ao de cimo toda a sua classe como também a sua versatilidade, a versatilidade de um músico que merece ser conhecido para além do seu país. Mesmo sabendo a pouco, este é um EP que é recomendado para quem já perdeu esperança no rock. Ela passa por coisas assim.
8/10
Fernando Ferreira
Therion – “Leviathan II”
2022 – Atomic Fire / Nuclear Blast
Regresso dos Therion é sempre um chamar de atenção obrigatório, ainda que seja com este “Leviathan II”. Porquê o cepticismo? Porque a primeira parte não foi propriamente memorável, ainda que constitua, a vários níveis, um dos discos mais bem sucedidos da banda. No entanto, a memória que nos ficou da primeira parte foi um bom disco, inegável, mas que não tinha os elementos de perdurar no tempo como seria expectável de encontrar num disco da banda de Christofer Johnsson. Aliás, era um passo lógico até após “Beloved Antichrist” que apesar de ser uma obra interessante, não correspondeu às expectativas geradas à sua volta. Se assim aconteceu antes, também “Leviathan II” acaba por ser um seguimento lógico, onde tirando algumas excepções – “Midnight Star” é sem dúvida uma delas – acaba por não acrescentar muito ao já longo catálogo da banda. Mais uma vez reforçando, é mau? Não, longe disso, mas ainda não é aquele álbum que se antecipava e consegue até ficar aquém do que a primeira parte é.
7/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!