Review

WOM Reviews – Lyzzärd / Charlie Bit My Finger / Barrel / Quelle Dead Gazelle

Lyzzärd – “The Abyss”

2022 – Fighter

Regresso muito aguardado dos Lyzzärd, com este “The Abyss” que surge cinco anos após a estreia e mais uma vez prova de que a cena de heavy metal tradicional está cada vez mais forte. A expectativa era grande pelo que inicialmente devo dizer que as primeiras audições não corresponderam. Talvez pela produção vintage, não tão in-your-face quanto esperado – que admito agora que traz mais personalidade a estas músicas que continuam a ser uma lufada de ar fresco no que ao heavy metal diz respeito. E isso acaba por ser um dos pontos positivos. Ter um álbum que consegue mexer connosco ao ponto de crescer interiormente, em vez de seguir o caminho inverso, onde existe uma grande primeira impressão que depois conduz ao esquecimento ao enfado conforme se ouve mais vezes. Em pouco tempo o caminho inverso aconteceu com estes temas, que vão tocar nos pontos essenciais de qualquer fã de heavy metal que se preze. Este álbum também marca o fim e o início de uma nova era, já que conta com a presença de músicos que entretanto saíram o que nos deixa com expectativa em relação ao seu futuro (e com a esperança que não demore cinco anos a termos um próximo álbum). Por agora temos um excelente álbum de heavy metal que podendo não vos agarrar à primeira, vai fazê-lo na próxima oportunidade que tiver.

8.5/10
Fernando Ferreira


Charlie Bit My Finger – “Back And Fourth”

2022 – Thousand Islands/Bearded Punk

Como o título indica, estamos perante o quarto álbum dos punk rockers melódicos Charlie Bit My Finger. A banda belga tem pouco mais de uma década de existência mas tem demonstrado de forma consistente que o seu talento para o punk é inato. São catorze temas que escorregam muito bem pelos nossos ouvidos, com aquele feeling descontraído que só o punk rock melódico sabe provocar. A parte melódica está mais apurada que nunca e mostra-os no topo da sua forma e dispostos a arrasar toda a concorrência. Existem aqui muitos temas com essa capacidade, sendo que “Hold Your Breath” e “Dream On” são óbvios destaques mas para nós as coisas ficam mesmo interessantes é quando metem o pé no acelerador e nos trazem malhas como “Stand Up”, “Paranoid” e “Bazinga”. Álbum variado mas com a qualidade a ser bastante uniforme.

8.5/10
Fernando Ferreira


Barrel – “Bullet With Your Name”

2022 – Edição de Autor

Primeiro lançamento dos finlandeses Barrel que nos trazem heavy metal tradicional e old school de outra era mas que soa muito bem aos nossos ouvidos agora. Bem, soariam sempre provavelmente porque o heavy metal, quando bem tratado, é sempre algo memorável e intemporal. No entanto a banda não se limita aos lugares comuns do género e até consegue surpreender, principalmente no último tema “Dying Star”, um épico de nove minutos onde até se tem um curto pormenor de saxofone que soa muito bem. Boas indicações neste EP de estreia e fica a vontade de ouvir ainda mais.

8/10
Fernando Ferreira


Quelle Dead Gazelle – “Dança Suja Chão Sujo”

2022 – Edição de Autor

Regresso de uma das mais interessantes bandas de pós-rock nacional – embora estilisticamente, existam por aqui muitos mais géneros a marcar a presença. A junção do afro-beat e de um certo ambiente psicadélico – muito graças aos efeitos de guitarra – fazem com que tenham um som muito distinto, distinção essa que se mantém viva nestes nove novos temas. O duo consegue superar com classe as limitações que o formato “guitarra e bateria a tocar músicas instrumentais” impõe e mostra novas soluções em tapeçarias sonoras que voltam a lançar o seu feitiço sobre o ouvinte. A uniformidade do seu ambiente faz com que esta seja uma forma hipnótica de envolver quem por aqui passa, onde temas como o single de avanço “Lisboa Morte” e o tema-título são destaques naturais.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.