Review

WOM Reviews – Matt Heckler / Plum Green / Me And That Man / Ye Banished Privateers

WOM Reviews – Matt Heckler / Plum Green / Me And That Man / Ye Banished Privateers

Matt Heckler – “Blood Water Coal”

2021 – Anti-Corporate Music

O bluegrass é sempre associado aos rednecks, essa espécie de norte-americano que tem um retrato específico na mente das pessoas, para o bem e para o mal. Musicalmente, todavia, é algo que dá bastante prazer ouvir principalmente para quem gosta de folk. Principalmente por ressoar com muitas das tradições europeias – também não é difícil perceber de onde é que eles tiveram origem. Matt Heckler consegue trazer uma série de diferentes emoções, da alegria à melancolia e sempre com uma verdadeira sensação de genuidade, algo que até não é assim tão comum hoje em dia. “Blood, Water, Coal” é um retrato de outrora ou até mesmo da tradição que ainda perdura e é maravilhoso.

9/10
Fernando Ferreira

Plum Green – “Somnambulistic“

2021 – Nefarious Industries

Nunca um estilo assentou tão bem num artista como o rótulo atmospheric dream folk naquilo que a artista australiana conhecida como Plum Green faz. Aliás, é de tal forma atmosférico que até acho que pende mais para a música ambiente do que propriamente para o folk – embora essa componente esteja aqui evidenciada. A capa assombrosa resume bem o feeling tenebroso que vamos encontrando ao longo deste conjunto de temas. Há um desassossego pacato que nos é difícil de largar. Uma inquietude espectral que parece que nos abana alma como esta nunca foi antes abanada. Isto tudo sem perder a sensação de beleza assombrosa, como se fosse algo à qual não conseguíssemos parar de fitar.

9/10
Fernando Ferreira

Me And That Man – “New Man, New Songs, Same Shit, Vol. 2”

2021 – Napalm

O primeiro volume apanhou todos desprevenidos e como tal, as expectativas para o segundo eram naturalmente altas. No entanto, o facto do factor surpresa estar praticamente eliminado e sabendo de antemão em que é que iria consistir musicalmente poderá fazer com o que o interesse à partida fosse mesmo baixo. No entanto, a curiosidade fala sempre mais alto e neste caso o facto de termos um farto número de convidados de peso faz com que inevitavelmente se fique com a expectativa lá em cima. Não é desiludida. Temos o mesmo feeling southern, country, americana ou algo do género em temas que não nos fazem pensar nem em Behemoth nem sequer em metal e que resulta. No final interessa saber se vamos pegar nele daqui a uns tempos e a resposta é provavelmente negativa. Mas se o fizermos, será novamente uma viagem positiva principalmente devido a temas como “Coldest Day In Hell” que tem um teor cinematográfico fantástico – poderia até fazer parte da banda sonora do “Vampiros” de John Carpenter.

7.5/10
Fernando Ferreira

Ye Banished Privateers – “A Pirate Stole My Christmas”

2021 – Napalm

O problema de álbuns com a temática do Natal é que passado pouco tempo poderá perder, potencialmente, o seu efeito. Neste casos concreto temos o piratas Ye Banished Privateers a fazer um álbum de versões de músicas de Natal com o devido tratamento folk pirata. Ou seja, é daqueles discos em que a piada tem sobretudo na época que foca e que fora disso poderá ser facilmente esquecido. Ou até mesmo no contexto da sua própria discografia. Se este factor está relacionado com a qualidade da música ou das versões (que tiveram as letras deliciosamente adaptadas)? Não, nem de perto nem de longe. Para quem gosta dos Ye Banbished Privateers, é o mesmo folk acústico e castiço que imaginamos na nossa mente que os piratas cantavam. A forma como a temática transparece para as músicas é que se poderá tornar rapidamente cansativa, o que é pena.

7/10
Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.