Review

WOM Reviews – Mercury X / Graular / Jordsjø / Vass/Katsionis

Mercury X – “Imprisoned”

2021 – Frontiers Music

Formados na Suécia, os Mercury X apresentam o seu terceiro trabalho, mas para mim é a primeira vez que tomo conhecimento da sua existência. Normal, há tanta oferta, que nos vamos por vezes dispersando por aqui e por ali e deixamos escapar coisas interessantes. Mas falar deles é falar de uma excelente banda de metal progressivo, cujo som se inspira nas bandas do género que marcaram posição no início dos anos 80 e naturalmente de algumas mais recentes. O novo álbum, “Imprisoned”, é baseado na vida dos seus elementos, levando-nos por diferentes estágios emocionais com melodias simples e bonitas acompanhadas de riffs ásperos. Recentemente, gravaram uma música épica de vinte minutos intitulada ‘Imprisoned’, originalmente com a intenção de ser lançada como uma faixa independente, mas decidiram adicionar quatro músicas e assim criar uma longa duração, percebendo que todo o composto era um grande passo à frente na existência e ambição da banda. A chegada à Frontiers, precipitou este lançamento, fruto da qualidade apresentada. A aposta não é mais uma, mas sim algo que soa como uma lufada de ar fresco.

9/10
Fernando Ferreira


Graular – “Ashes”

2021 – WormHoleDeath

Supresa muito positiva, estes noruegueses. Não é surpresa nenhuma é a sua nacionalidade: norueguesa. Algo que me pareceu imediato assim que ouvi o início da “Ashes”, o primeiro tema deste EP de quatro. Uma certa semelhança com os Leprous caso estes fossem mais orgânicos e tradicionais. E é fantástico, aquele equilíbrio perfeito entre o hoje e o ontem aplicado ao progressivo como se que misturado com sensibilidades alternativas. Expectativas enormes para ouvir mais deles.

9/10
Fernando Ferreira


Jordsjø – “Pastoralia”

2021 – Karisma

A banda fundada em Oslo, em 2014, sempre teve pretensões de transpor a magia dos anos 70 para o nosso tempo com toques de produção mais apurados e cuidados. Ora, “Pastoralia” foi o lançamento de 2021 que traz à superfície um som à Camel e Gentle Giant e uma inteligência muito sinfónica à Yes. O som neste longa-duração é muito progressivo, apesar de não ter grandes picos de intensidade narrativo ou instrumental. Ainda assim, é um belo álbum e demonstra que a magia dos anos 70 pode perdurar com grupos como os Jordsjø.

8/10
João Braga


Vass/Katsionis – “Ethical Dilemma”

2021 – Symmetric

Projecto de metal progressiva que junta dois poderosos nomes da cena grega. De um lado Billy Vass, o vocalista dos Terra Incognita e do outro Bob Katsionis, multi-instrumentista que além de ter milhentas bandas e projectos, já passou por tantas outras onde se destacam Firewind e Nightfall. A sua junção traz-nos um álbum de heavy metal progressivo na boa tradição norte-americana (mais do que europeia) que nos faz lembrar bandas como Fates Warning, de ambas as fases. Um álbum sóbrio e que qualquer fã de música progressiva vai ficar fã em pouco tempo. Uma colecção de temas coesa, sem grandes gimmicks, com o foco a estar nitidamente na solidez dos temas. Soa a clássico e soa muito bem.

8/10
Fernando Ferreira


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.