WOM Reviews – Mike Tramp / Radiant / Cobra Spell / Avi Rosenfeld
Mike Tramp – “For Første Gang”
2022 – Mighty Music
“Não havia planos nesse sentido”. A avaliar pela press release, e nas palavras de Mike, fazer um álbum cantado na sua língua materna, não era algo que estivesse nos seus planos… Não vou fazer grandes dissertações sobre o conhecido músico, pois o seu percurso fala por si, os créditos estão lá e a história, essa está repleta de excelentes melodias, onde o inconfundível timbre da sua voz dá corpo a geniais composições…seja em que língua for! Por isso, “For Første Gang”, não foge à regra e já perceberam a principal novidade aqui presente: 10 temas, totalmente cantados em dinamarquês, sem aquele cunho rockeiro, mas com tudo o que é Mike Tramp e sua brilhante voz naquilo que é um relato sobre o lugar onde nasceu e como cresceu, muito da sua história está aqui. É uma proposta diferente e ainda bem que assim o é porque, n aminha opinião, reforça a versatilidade musical.
10/10
Miguel Correia
Radiant – “Written By Life”
2022 – Massacre
Boa surpresa estes Radiant que surgem com o seu segundo álbum, também o segundo pela alemã Massacre Records. Temos um hard’n’heavy que é tão melódico como raçudo e a abragência com que atingem estes dois mundos não deixa de ser interessante, assim como praticamente a generalidade destes temas que facilmente conquistam quem gosta de riffs de guitarra, baixo pulsante, bateria marcante e uma voz segura e caristmática – o registo de Herbie Langhans é mais rouco e clássico que soa muito bem. “Written By Life, é um disco ao qual facilmente nós conseguimos ficar reféns e quando isso acontece nem se luta para nos libertarmos.
9/10
Fernando Ferreira
Cobra Spell – “Anthems Of The Night”
2022 – Edição de Autor
A mais recente sensação dos hard’n’heavy está aqui e está com um poder impressionante. “Anthems Of The Night” é o segundo EP e teve um impacto particularmente interessante principalmente por ter embarcado em digressões com algum alcance como foi aquela que trouxe Ross The Boss novamente a Portugal. O facto curioso é que logo nessa digressão a formação era diferente do que aquela apresentada em disco, ou seja Alexx Panza que canta neste EP foi substituído por Kris Veja. Em relação ao que se pode ouvir nestes temas, o hard’n’heavy é entusiasmante e nostálgico e facilmente quem tem amor ao estilo. É pouco ainda para justificar o hyper – a não ser o facto de ser o foco total de Sónia Anubis (ex-Burning Witches que também abandonou as Crypta para se focar neste projecto). Esperemos que tenhamos mais música em breve.
8/10
Fernando Ferreira
Avi Rosenfeld – “40 Years On The Road”
2022 – Edição de autor
Mais um álbum de Avi Rosenfeld, o conhecido músico israelita que lança álbuns a um ritmo assustador. Como o próprio título indica, temos quarenta anos na “estrada” – embora esta estrada deva ser entendida no sentido figurado, na estrada da vida, onde os momentos bons e maus fazem parte desse mesmo caminho. Como é esmagadoramente o caso, temos uma variedade enorme de músicos, com uma equipa praticamente nova a cada tema onde apenas Rosenfeld é a constante. Um trabalho assumidamente melancólico e com boas vozes, onde o rock anda pelo blues ou coisas mais a puxar ao folk do seu país ou de outros países – algo que a instrumental “Forest Dance” mostra bem. Aliás, este caminho instrumental e mais world music seria uma direcção que poderia ser explorada mais vezes. No geral um conjunto de bons temas e boas vozes ainda que continue a soar a uma compilação do que o trabalho homogéneo por parte de um músico.
7/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!