WOM Reviews – Minenwerfer / Hangarvain / Visions Of Atlantis / Shrouded In Darkness
Minenwerfer – “Feuerwalze”
2023 – Osmose Productions
Bujardona por parte dos norte-americanso Minenwerfer. Quarto álbum, o mesmo conceito de sempre com a primeira guerra mundial como pano de fundo e com a banda sonora a ser Black metal que é tanto bruto como surpreendente pela sua capacidade melódica. E apesar do potencial unidimensional que tem – e cumpre, em parte – é um álbum que é bem mais dinâmico que se poderia supor. Ainda para mais com temas longos que estão longe de soar aborrecidos, onde os inspirados solos de guitarra – cheios de wah, note-se – são sem dúvida um dos pontos positivos. Para quem gosta de Black metal cru mas fica agradavelmente surpreendido por alguns pormenores de metal tradicional, este será sem dúvida um álbum a reter para 2023.
9/10
Fernando Ferreira
Hangarvain – “Soul Desire”
2023 – Volcano
Quinto álbum dos rockers italianos Hangarvain, que têm um som rock que funde muito bem tanto algumas tendências modernas como o feeling mais tradicional, sem esquecer alguns tiques blues que fazem com que seja um daqueles trabalhos aos quais não vamos conseguir deixar de ouvir e com gosto. Rock descomprometido e que se infiltra facilmente na nossa memória – “Red Zone” então é mesmo um desses. A simplicidade não tem de ser má nem tem de ser o significado de ser básico – até porque este nível de “simplicidade” não é nada fácil de atingir. Classe e excelência num grande disco.
8/10
Fernando Ferreira
Visions Of Atlantis – “Pirates Over Wacken”
2023 – Napalm
A comprovar o bom sucesso de “Pirates” lançado no ano passado, nada surpreendente que os Visions Of Atlantis aproveitassem a sua boa prestação no ano passado no Wacken para apresentarem um álbum ao vivo, com seis temas retirados desse trabalho, o que não deixa de ser uma aposta ambiciosa, estando eles num dos maiores palcos para bandas metal do mundo e cedendo à tentação de apostar nos clássicos de sempre – que também temos aqui – que foram coleccionando ao longo de mais de duas décadas. A verdade é que a banda está a atravessar o seu melhor momento de sempre pelo que não é de espantar que se queira aproveitar ao máximo esse bom momento. Ao contrário do esperado e apesar das muitas backing tracks orquestrais por trás, o som até é minimamente orgânico e ao ouvir o disco, é como se estivéssemos lá.
7/10
Fernando Ferreira
Shrouded In Darkness – “Be None of You”
2023 – Kvlt und Kaos Productions
Regresso dos suecos Shrouded In Darkness, com um segundo álbum que segue na mesma linha da estreia, o que não é particularmente animador. A toada doom continua omnipresente, mas com uma ambiência mais unidimensional que nunca, muito culpa da abordagem vocal que é monocórdica e pouco entusiasmante assim como os teclados que são pouco imaginativos. Não se nega o carácter hipnótico que os mesmos atingem, mas se calha a ficarmos imunes, torna-se algo aborrecido ouvir este disco de uma vez só. Não que ouvir intermitentemente vá tornar a audição mais agradável, ficando sempre a sensação de não querermos voltar a ouvir. Não se tratando tanto uma falta de talento ou inspiração, é apenas uma abordagem que não nos fascinou.
5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!