Review

WOM Reviews – Morbikon / Powerful Systm / Witcher / Mallus Spiritus

Morbikon – “Ov Mournful Twilight”

2022 – Tankcrimes

Projecto pelo qual tinha uma enorme curiosidade. Principalmente (e obviamente) pelos nomes envolvidos. Temos então Phil Hall (dos Cannabis Corpse, Iron Reagan e Municipal Waste), Dave Witte (dos Birds Of Prey e Municipal Waste), com dois vocalistas sendo eles um desconhecido Quotidius e Vreth (…And Oceans, Finntroll entre – muitos – outros). E o propósito é o mesmo que o de Cannabis Corpse embora este tivesse, líricamente, um propósito de sátira, enquanto musicalmente a coisa é mesmo séria. Aqui não se notam, daquilo que tivemos acesso, propósitos satíricos a nível lírico e musicalmente a coisa é mesmo séria. É aquilo que temos quando fãs de um género se propõem a fazer algo tendo por base a sua paixão. Derivado dessa paixão e com os lugares comuns da praxe mas com resultados que são entusiasmantes. Será parvo dizer que este é um dos trabalhos de black metal melódico (porque existe por aqui bastante melodia) de 2022.

9/10
Fernando Ferreira


Powerful Systm – “Endless Transformation”

2022 – Wormholedeath

Por muito que estejamos em contacto com o que se vai fazendo, não só nos passa imensa coisa ao lado como havendo a fome e abertura para tal, há sempre espaço para a surpresa, tal como o que este peculiar projecto (a começar pelo nome) Powerful Systm exerceu. Base sinfónica mas sem que para isso tenhamos taxativamente algo metal – sim, temos guitarras mas ainda assim, a música é bastante mais vasta e abrangente do que o rótulo metal possa sugerir embora sem dúvida que o mesmo faz sentido. A componente world music é sem dúvida o grande chamariz, assim como também a componente mais esotérica da mensagem lírica. São apenas quatro músicas mas uma excelente abertura de apetite para futuros trabalhos. Ficámos curiosos e fãs simultaneamente.

8.5/10
Fernando Ferreira


Witcher – “Lélekharang”

2022 – Filosofem  Beverina Productions

Regresso dos Witcher que continuam a apresentar um black metal melódico e atmosférico como manda a tradição de finais da década de noventa. Apesar das coisas terem evoluído, existe ainda um certo encanto neste tipo de fórmula, que vai buscar um pouco da inocência que o estilo tinha no início. Claro que existem detalhes que poderiam ser feitos de outra forma – como as campaínhas que se ouvem como no tema-título que parece que nos levam à loucura. A questão é que independentemente de termos uma proposta perfeita, que nunca vamos ter, é a paixão e a capacidade de abstracção que é totalmente transmitida que nos cativa. O que faz que este seja um álbum que mesmo não sendo o mais sólido que possam ouvir nos últimos tempos, é um que vos poderá fazer sentir como o black metal atmosférico é um dos estilos mais interessantes da música extrema.

7.5/10
Fernando Ferreira


Mallus Spiritus – “Vultures Of Despair”

2022 – Raging Planet

Apesar deste ser o álbum de estreia dos Mallus Spiritus, esta entidade do black metal lusitano industrial, já existe desde meados da década de noventa tendo originalmente começado como um trio. A sonoridade é black metal puro mas com um twist industrial que está mais presente sobretudo na bateria programada que oferece um ambiente mais maquinal. Isso e a abordagem vocal que faz lembrar propostas que se possam inserir no mesmo género (“Rebel Extravaganza” dos Satyricon uma das primeiras referências que surgem em mente. O principal desta estreia é mesmo o facto de se colocar num intermédio que não a favorece, tivesse a costela mais industrial mais pronunciada e poderia ter se elevado perante a concorrência. Ainda assim é uma estreia valorosa que esperamos que encontre sequelas.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.