WOM Reviews – Morgarten / Sieta / Withering Worlds / Hel’s Throne
WOM Reviews – Morgarten / Sieta / Withering Worlds / Hel’s Throne
Morgarten – “Cry Of The Lost”
2021 – Inner Wound Recordings
Ainda se usa termos álbuns com duração superior a uma hora? Claro que sim, não deverão haver limites para a música principalmente para a boa. Claro que quem a está a fazer está perto demais da mesma para se aperceber se a música é boa ou não, mas isso já é assunto para outra altura. “Cry Of The Lost” é o segundo álbum dos suiços Morgarten e traz-nos um poderoso black/folk metal pagão onde as melodias subliminares e épicas são o prato forte. Principalmente quando temos refrões que nos imploram para ser cantados de cerveja em riste quando se vai para a batalha. Ou espada. Vai sempre depender de que batalha falamos nós. Rico e dinâmico, não é indicado para os que procuram um arranjo fácil para uma festa folk. Esta é mesmo para quem procura a sua metalada épica e, sim, com melodias folk mas sem desviar o objetivo do que interessa. Excelente álbum!
9/10
Fernando Ferreira
Sieta – “Novgorod”
2021 – Earth and Sky Productions
Álbum de estreia dos russos Sieta – cujo nome me empurrou muitas vezes para Siesta, vá-se lá saber porquê – e que apresenta uma banda, creio eu, ainda a dominar a sua identidade musical. Nesse aspecto, e podendo pensar que ainda muito mais e melhor (em princípio) estará para vir, ficamos sempre surpreendidos pela forma como estes temas entram imediatamente. Talvez por não fugirem muito aos lugares comuns do estilo. A contrapor isso trazem-nos um autêntico festival de melodias, riffs e canções que são mesmo aquilo que um fã de folk metal procura. Ainda que folk embebido ligeiramente em black metal. Não se nega a quantidade de lugares comuns mas, tendo em contaalgo que já disse algumas vezes e que volto a repetir, se a música é boa, porquê resistir?
8.5/10
Fernando Ferreira
Withering Worlds – “The Long Goodbye”
2021 – Northern Silence Productions
Aquela que é, na prática, a intro deste trabalho, na forma de “In Search Of The Withering Worlds (Prelude)” serviu para assustar à primeira. Normalmente intros instrumentais movidas a teclados com duração superior aos três minutos são sinais de auto-indulgência a evitar. Felizmente, não só a intro (ou prelúdio) é bastante interessante (bela até) musicalmente como é mesmo o aperitivo ideal para o início do álbum de estreia dos Withering Worlds. Black metal atmosférico à la Summoning que consegue reunir as mesmas forças e as mesmas fraquezas. Começando pelo último, temos uma produção caseira que não serve na totalidade o potencial (imenso) evidenciado pelas composições. Algo que não conseguimos sacudir ao longo de todo o trabalho. No lado das forças, as composições são mesmo boas. Este é um álbum ao qual, quem tiver imaginação para tal, não só somos transportados para um mundo de fantasia como também conseguimos idealizar os componentes a melhorar em termos sonoros. O chamado dois em um. Nome que apetece ver a crescer para além de todo o potencial apresentado aqui.
8/10
Fernando Ferreira
Hel’s Throne – “Ravens Flight”
2021 – Wormholedeath
Primeiro registo dos alemães Hel’s Throne que é reeditado pela WormHoleDeath. A sonoridade é daquela mistura característica de metal sinfónico e metal gótico que fez escola na transição de milénio. Algumas vezes surge com algum déjà vú à mistura mas é algo que passa bem para quem for fã deste estilo de coisa. A qualidade também ajuda mas fica a sensação de que para um álbum – e acreditando que estamos perante um álbum – trinta minutos apenas em seis temas é demasiado curto. Fica a vontade de ouvir mais e que esse mais venha mais liberto dos lugares comuns.
6.5/10
Fernando Ferreira