Review

WOM Reviews – My Sleeping Karma / The New Roses / Veneration / Temple Of Worms

My Sleeping Karma – “Atma”

2022 – Napalm

A preparação para este álbum faz-se de forma inversa. Ou seja, não é o ouvinte que se coloca num estado de espírito para poder apreciar a música devidamente mas é a música que o coloca num estado de espírito diferente. Seja qual for o estado em que ele se encontra. “Atma” é um disco que obriga à reflexão mas que também dá espaço para a abstracção mental. É o disco da liberdade sem que nos apercebamos disso propriamente. Até o facto de ser instrumental – como é costume – faz com que seja mais uma liberdade porque cabe ao ouvinte encontrar a voz com que ele lhe fala de forma tão eficaz ao ouvido. Fala de forma suave mas sempre omnipresente, de forma colocada para que ecoe e ecoa por diversos e longos momentos, mesmo após o seu término. “Atma” é só mais uma obra prima de uma banda que nos habituou mal nesse aspecto porque é mesmo isso que esperamos. Mimados mas com justificação.

9.5/10
Fernando Ferreira


The New Roses – “Sweet Poison”

2022 – Napalm

Regresso dos The New Roses, uma banda que tem hard rock a correr nas veias de forma vigorosa, algo que se nota desde o início neste álbum. Podemos mais uma vez falar da questão nostálgica e em como este tipo de som não representa o som que se ouve nas rádios (felizmente) ou sequer as tendências mais modernas do rock. Da nossa perspectiva, há mais que espaço livre para receber as propostas que nos trazem a tradição do melhor hard rock (ou outro estilo qualquer) desde que se sinta como uma proposta válida do ponto visto da originalidade (dentro de expectativas razoáveis). É precisamente o que temos aqui, onde o entusiasmo de termos grandes músicas que rockam como se estivessemos algures na década de oitenta, numa viagem no tempo que se faz de forma natural e com muito gosto. Um momento mais baladesco poderá ter-se a tentação de passar à frente mas o rockão que domina quase por completo é mesmo de valor.

8.5/10
Fernando Ferreira


Veneration – “The Core Of Revelation (Triumphant Resistance)”

2022 – Fallen Temple

A Indonésia não é dos locais mais indicados para se procurar black metal mas é precisamente daí que nos chegam estes Veneration que apresentam um álbum de estreia de acordo com as raízes mais profundas do black metal ali por alturas de rebentar a vaga escandinava. Bons riffs e um bom ambiente ainda que os resultados não sejam exactamente memoráveis. De qualquer forma, o entusiasmo e a garra com que agarram estes temas faz com que seja um nome a reter quando se trata de black metal de sítios exóticos mas que apresentam exactamente aquilo que se espera. Apesasr de algumas soluções que não se percebem bem – como a razão de fazer um fade out lento no tema “Retaliation”.

7/10
Fernando Ferreira


Temple Of Worms – “Liber De Morbis”

2022 – Great Dane

Álbum de estreia dos franceses Temple Of Worms que traz uma sonoridade death metal… peculiar, chamemos-lhe assim. A produção (ou a mistura) faz com que este trabalho tenha o volume extremamente alto mas que isso não seja exactamente positivo. Podendo estar errado – porque não sou de todo especialista – mas parece-me que recorreram à velha solução de ter o volume no máximo e a compressão a tentar conter a distorção que existe ao nível de volume. E o resultado é sempre algo que não soa bem, principalmente num género onde queremos ouvir todos os instrumentos de forma clara e sem sentir que há algum que esteja a ofuscar os outros todos. Aqui não existe isso totalmente (embora a tarola se esforce bastante nesse sentido) mas todos estão altos demaisado, o que torna o disco especialmente cansativo de ouvir.

5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.