Review

WOM Reviews – Narwhale / Michael Romeo / The Flower Kings / Geometry Of Chaos

Narwhale – “El Espacio Interior”

2022 – Edição de Autor

Excelente banda que em boa hora se apresentou perante a World Of Metal. Apresentou-se e apresentou este segundo álbum “El Espacio Interior”. Não vou mentir, vocalmente tive algumas dificuldades. Por puro hábito de ouvir constantemente música cantada em inglês. Este é cantado asturiano (presumo eu, já que a banda é das Astúrias) que é bastante próximo do galego e do português. O timbre da voz de Victor Puente também é algo exótico para uma proposta que se assume como metal progressivo. Todas estas condicionantes deixam de o ser assim que a música começa a interiorizar-se. E quando se fala em metal progressivo, há logo uma série de lugares comuns, mas o trunfo aqui é que eles mesmo são quebrados. Temos uma sonoridade mais suja, a lembrar até algo mais stoner/doom, com os temas a progredirem sem necessidade de muitos malabarismos (que os há, apenas naõ estão à flor da pele), o que não deixa de ser uma lição em sobriedade e foco no resultado. O resultado é um grande álbum de metal progressivo. Excelente surpresa!

9/10
Fernando Ferreira


Michael Romeo – “War Of The Worlds // Pt. 2”

2022 – InsideOut Music

Já lá vão quase oito anos sem um novo álbum de Symphony X e enquanto ele não chega, vamos aproveitando o trabalho a solo do seu principal compositor, Michael Romeo. A segunda parte do “War Of The Worlds” está aqui e não podemos dizer que seja muito distante daquilo que normalmente esperamos da sua principal banda. Virtuosismo neoclássico que surge neste contexto com afinações mais graves na parte rítmica o que lhe veste de uma roupagem mais pesada e com uma voz que até nem está muito diferente da de Russel Allen, o vocalista de Symphony X. Apesar das semelhanças, este não deixa de ser mais um álbum superior onde as habilidades como guitarrista e como compositor estão mais uma vez expostas de uma forma inegável. Longe de ser um disco de shred puro, este é um trabalho que qualquer fã de metal progressivo não vai conseguir resistir, principalmente os que já estão a ressacar de um álbum de… vocês sabem quem.

8.5/10
Fernando Ferreira


The Flower Kings – “By Royal Decree”

2022 – InsideOut Music

Com lançamento já no vindouro março deste ano de 2022, os The Flower Kings reclamam o bom e velho rock progressivo/clássico, trazendo novidades narrativas coesas e sonoridades mais melódicas do que o habitual, sem deixarem de produzir um álbum rico, progressivo e intrincado. “By Royal Decree” é um disco duplo que pode ser escutado junto ou em separado. Os The Flower Kings não comprometem a sua identidade, mantendo a complexidade narrativa como maior marca, apesar deste novo longa-duração conter mais peças melódicas e de rádio, com uma história que é coesa, sem ser uma obra de ópera romântica no seu cerne. É um bom lançamento, sendo que nos conforta em saber que o rock progressivo continua bem vivo e trabalhado.

8/10
João Braga


Geometry Of Chaos – “Soldiers Of The New World Order”

2022 – WormHoleDeath

Interessante novo projecto de Fabio La Manna (compositor, baixo, guitarra e teclas) com Davide Cardella (baterista). Editado primeiramente de forma independente e depois reeditado pela WormHoleDeath, este trabalho conta ainda com alguns vocalistas convidados mas no geral o que se tem é um metal progressivo de bom gosto ainda que algo genérico de acordo com o que era feito umas duas décadas e meia atrás. Para quem tem nostalgia por essa era, este trabalho poderá ser uma boa surpresa. Temos uma atmosfera que se sente de forma unânime ao longo do álbum – ou seja, apesar de termos diversos vocalistas convidados não nos dá ideia de uma manta de retalhos e no geral é trabalho que dedicamos algumas audições com prazer.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.