WOM Reviews – Pé Roto / Connect The Circle / Strixskog / Satanika
Pé Roto – “Tormento”
2023 – Doomed
A Doomed Records tem estado a construir um excelente catálogo e a mais recente adição é esta estreia nos álbuns por parte dos Pé Roto. O nome poderá até não inspirar grande confiança mas a sua sonoridade faz-nos pensar no melhor que o doom e o sludge, misturados, têm para oferecer. Isto, conseguindo até apresentar uma sonoridade que associamos a clássicos norte-americanos os Cough ou até mesmo Neurosis. E o facto de termos letras cantadas em português é a cereja em cima do bolo, reforçando ainda mais o impacto. Lentidão, desespero arrastado e sufoco. Em português. Haverá melhor? Por enquanto não.
9/10
Fernando Ferreira
Connect The Circle – “Blinded By The Violence”
2023 – Edição de Autor
Depois de no ano passado terem lançado um grande álbum, “Mother Of Evil”, os noruegueses Connect The Circle estão de volta para o seu terceiro. A banda já tinha revelado no atrás citado trabalho uma faceta progressiva relevante, e aqui essa faceta está mais evidente que nunca num tema como “Beyond Good And Evil”. Fates Warning, Queensrÿche mas também Hollow e Kamelot são alguns nomes que nos surgem em mente, ou seja a escola clássica do heavy metal progressivo vindo dos E.U.A. como a escola escandinava. Um equilíbrio que se consegue através de temas cheios de classe. Este é um grande álbum que os fãs de progressivo têm de conhecer obrigatoriamente.
8.5/10
Fernando Ferreira
Strixskog – “The Hell We Have Chosen”
2023 – Edição de Autor
A descrição do Metal Archives é de que se trata de uma mistura com dungeon synth, o que neste caso não poderia ser mais distante. Strixkog tem uma sonoridade bastante orgânica e interessante. Dungeon synth foi um género com o qual experimentaram numa sonoridade muito embrionária, mas aquilo que apresentam neste segundo álbum é bem mais interessante. O black metal talvez esta confinado ao conceito lírico, já que musicalmente a coisa anda mais pela mistura do death metal com um feeling bem melódico. Sim podemos apontar black metal nas vocalizações, mas nem é uma abordagem assim muito característica. O som está bem conseguido e é catchy. Nem sempre eficaz, mas sem dúvida um passo arrojado que vai trazer boas consequências.
7.5/10
Fernando Ferreira
Satanika – “Horde Of Disgust”
2023 – Osmose Productions
A sensação de perplexo matemático que se tem quando se soma as partes e o resultado é bem diferente daquilo que se tem no todo é irritante. Quando temos uma banda que lança um álbum com uma boa capa, tem uma boa atitude, uma sonoridade podre que não desagrada à primeira audição e depois a nossa apreciação global não é boa. Seja pela produção que cansa, seja pela voz que faz com que tudo pareça datado (ali algures pelo underground da década de noventa) seja simplesmente por não termos temas verdadeiramente empolgantes como nos poderia parecer ao início. Talvez os fanáticos do thrash/death javardo tenham outra sensação mas infelizmente nós ficámos encalhados neste ponto.
5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!