WOM Reviews – Redlight King / Man Must Die / Neo Utopia / Black Knife
Redlight King – “In Our Blood”
2023 – AFM
Regresso dos Redlight King, entidade liderada por Mark “Raz” Kasprzyk, que apesar do nome, é canadiano embora esteja sediado em Los Angeles actualmente. Redlight King é o seu veículo musical que nos traz rock alternativo irreverente e bem cativante, catchy como tudo. Daquele que é tão bem-sucedido nas primeiras abordagens que até nos faz pensar como é que este tipo de som deixou de passar nas rádios. Bem, lamentações inúteis aparte, este é um daqueles álbuns que se sente como clássico pela forma como consegue ter logo um grande impacto desde o início até ao fim, virtualmente sem qualquer tipo de fillers. Rock no seu estado puro (pela atitude) com o twist alternativo na sonoridade que faz pensar em Queens Of The Stone Age mas eles também nunca foram tão bons como aquilo que se pode ouvir aqui. Afirmação grande, não é? Ouçam lá “End Of A Shotgun” e digam lá que não é verdade.
9/10
Fernando Ferreira
Man Must Die – “The Pain Behind It All”
2023 – Distortion Music Group
Os escoceses Man Mus Die voltam com o seu Death metal bastante personalizado e cativante. Devo dizer que esta foi a minha introdução ao seu som, mas que fui enganado pelo rótulo de Death metal técnico – que até faz todo o sentido. A abordagem mais moderna sugere até algo bem mais acessível do que aquilo que é realmente. Temos um álbum que consegue ter várias nuances, vários ambientes e sensações, indo do melódico ao agressivo muito rapidamente e sem que isso soe forçado de alguma forma. O resultado é que se tem um álbum que não se sente como sendo Death metal, nem como técnico apesar de encaixar muito bem nessas prateleiras. Como consequência é um trabalho ao qual se tem dificuldade em esgotar as audições. Uma excelente surpresa que vai dar vontade de os querer conhecer ainda mais a fundo.
8.5/10
Fernando Ferreira
Neo Utopia – “Q3”
2023 – Edição de Autor
Terceiro EP do projecto Neo Utopia que não é mais do que uma one-man band por parte do multi-instrumentista chileno Rainer Hemmelmann que nos traz um thrash metal até bastante entusiasmante. Consta que a voz, guitarras e baixo foram gravadas pelo próprio Rainer, mas não temos qualquer informação em relação à bateria pelo que podemos concluir que foram programadas. Apesar do som genérico, não é algo que se note no produto final. Três temas de thrash metal, um em castelhano, outro em inglês e o terceiro em alemão. Todos funcionam bem e apesar de não serem muito memoráveis, não deixa de fazer o gostinho para quem gosta de thrash metal. Bons riffs, boas melodias e mesmo a voz, assumidamente o ponto mais fraco de tudo isto, encaixa bem no estilo. Portanto é continuar a soltar “Qs” que estaremos cá para ouvir com entusiasmo.
7/10
Fernando Ferreira
Black Knife – “Live At Haus Of Yarga”
2023 – Morbid And Miserable Records
Lançamento em cassete por parte da Morbid And Miserable Records de um concerto dos norte-americanos Black Knife, com tudo aquilo que se espera – Black metal apunkalhado bem podre, com uma captação de som a fazer encher de orgulho os bootleggers profissionais que por aí andam – será que ainda andam? Cru, podre, a junção do Black metal com o Thrash primitivo com uma voz cheia de eco tem um público ferveroso e este lançamento é mesmo para eles, já que o factor “culto” tem enorme importância aqui.
6/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!