WOM Reviews – Santa Clara Blues / Gelure / Sattyg / Mariangela DeMurtas
Santa Clara Blues – “Montes Altos”
2022 – Raging Planet
Santa Clara Blues, trabalho de estreia “Montes Altos”, um álbum que teve um enorme impacto aqui para estes lados. A banda é portuguesa e a sonoridade podemos dizer que se pode incluir no folk. No folk norte-americano (Americana) e até no português, principalmente na melancolia com que as guitarras trazem para cima da mesa. Poderá ser apenas da sensação com que deixou passar quando passou para nós, mas é uma junção perfeita entre estes dois mundos. O blues, claro está, não se limita ao nome nem ao tom melancólico que o disco tem, havendo aqui temas que seguem essa linha orientadora, sobretudo o épico tema-título que é também o primeiro tema do álbum. Podemos dizer que está aqui um dos grandes álbuns nacionais de 2022, sem qualquer tipo de problema.
9/10
Fernando Ferreira
Gelure – “The Candlelight Tomes”
2022 – Northern Silence Productions
O dungeon synth é um tipo de música que tem ganho o meu respeito com o passar do tempo. E embora possa admitir que se trata de mudanças de perspectiva, também está relacionado com a forma como temos muitos projectos a apresentar música de níveis absurdos de qualidade. Se antes era uma forma de fazer música sem grande talento ou condições – afinal foi graças ao avanço da tecnologia informático que permitiu um boom no número de propostas no início do século – com o passar do tempo tivemos os verdadeiros entusiastas do género a fazer música memorável, ainda que, sim, minimalista. É o caso de “The Candlelight Tomes”, que não só une os dois universos preferidos – as ambiências black metal com os mundos de high fantasy que têm Tolkien como a sua principal inspiração – como também é música bela e memorável, podendo entrar facilmente na categoria ambient. Isto não quer dizer que será por aqui que o estilo será popularmente aceite, dentro e fora da música extrema, mas sem dúvida que vai agradar a quem tem uma relação de amor/ódio com o mesmo.
8.5/10
Fernando Ferreira
Sattyg – “Legends Part II”
2022 – War Productions
Segundo volume da saga “Legends” do projecto Sattyg. Depois de um primeiro volume bem agradável, esta segunda parte ainda conseguiu ainda ser mais interessante do que esperava. Nalguns aspectos é dungeon synth tal como se antecipa, mas de uma forma bem mais eficaz. Noutros consegue furar aquilo que é a fórmula usual para trazer algo diferente mas muito bem conseguido – “Gollum (Return Of The Motif)”. Bom gosto em quase todo o trabalho, a evolução é palpável e muito bem apreciada por parte destes ouvidos. Recomendado.
8/10
Fernando Ferreira
Mariangela DeMurtas – “Dark Ability
2022 – Edição de Autor
Mariangela DeMurtas dispensa apresentações, principalmente nos últimos tempos que tem-se demonstrado incansável, principalmente com os seus projectos extra Tristania, sendo Ardours aquele mais interessante. Agora temos este EP a solo que nos apresenta uma faceta mais livre e também que mais potencia o seu talento. É uma abordagem mais pop, sem dúvida, mas isso não impede que a sua voz atinja dramaticidade de sentimentos que ainda faltava atingir. É o início de um percurso que promete ser interessante. Não para quem procura peso mas para quem gosta do leque de emoções que Mariangela transmite.
8/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!