WOM Reviews – Shape Of Despair / Yojimbo / Peth / Malignant Aura
Shape Of Despair – “Return To The Void”
2022 – Season Of Mist
Não temos mais dúvidas, esta é uma das bandas de funeral doom mais talentosas e interessantes desde… sempre! Os finlandeses estão de volta depois de sete anos de ausência e voltam com outro grande álbum. Depois de uma obra-prima como “Monotony Fields”, “Return To The Void” traz o mesmo tipo de ambiência melancólica com lindíssimas paisagens sonoras que nos conquista logo à primeira nota. Como esperado, temos canções longas que espalham todo aquele maravilhoso sentimento de miséria e tristeza. Pode não ser um álbum para ouvir todos os dias – até porque o espírito humano não aguenta com tanta tristeza seguida – mas quando se ouve, o tempo pára e tudo parece mais intenso. Até a experiência de estarmos a apreciar uma obra assim, parece transcendente. É portanto mais uma obra de arte por parte dos Shape Of Despair.
9.5/10
Fernando Ferreira
Yojimbo – “Yojimbo”
2022 – Edição de Autor
Boa revelação do underground francês estes Yojimbo e o seu EP auto-intitulado que nos mostram um stoner que até associamos mais a paragens americanas. A voz de Sophie Steff é hipnótica assim como as tapeçarias sonoras que ora andam pelo stoner ora pelo doom mas sempre com um gostinho psicadélico hipnótico que se torna bem viciante. Trata-se de um EP que revela uma forma bem original de fazer stoner (as guitarras acústicas soam tão bem) assim como torna a sua música não só mais única como memorável. Boa cena, queremos mais.
8.5/10
Fernando Ferreira
Peth – “Merchant Of Death”
2022 – Electric Valley
Psicadela (eu sei, eu sei, é o trocadilho mais preguiçoso de todos os tempos) de olho ao passado em várias vertentes. Primeiro visualmente, depois em termos de produção e finalmente composição. Mas ninguém se queixa. Pelo menos quem gosta de doom metal tradicional com aquele cheirinho psicadélico muito próprio de algumas bandas da década de sessenta e setenta. O resultado é um álbum de estreia que cheira a clássico por parte d euma banda que já anda nisto à décadas. É a ilusão que a paixão pela música provoca e que além de causar este tipo de impacto, também nos dá matéria para umas belas viagens.
8/10
Fernando Ferreira
Malignant Aura – “Abysmal Misfortune Is Draped Upon Me”
2022 – Bitter Loss
Estreia dos autralianos Malignant Aura que trazem consigo um pouco de miséria à moda antiga – ou seja, death/doom metal como manda a lei vigente na década de noventa. Peso e um tom melancólico, para não dizer depressivo, nas guitarras. Apesar de haver essa identificação com o passado, não há um chamar de influências específicas e esse é sem dúvida o seu maior triunfo, num álbum que cumpre os seus propósitos em deixar uma marca interessante em relação à sua carreira à qual dão um bom começo.
7.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!