WOM Reviews – Somnolent / Haereis / Green Carnation / Cyrax
Somnolent – “The Infernal Expanse”
2021 – Sentient Ruin Laboratories
E que tal uma descida aos mais profundos dos infernos. Tal não é nada de novo para quem ouve e aprecia metal, mas neste contexto de industrial/ambient, a coisa poderá mesmo tornar-se aterrorizadora. Trata-se de um novo álbum dos Somnolen que se dispõe a tornar um estilo que normalmente é zen e pacífico em algo bastante temível. “The Infernal Expanse” entra pelos domínios do black metal sem os concretizar propriamente. É o incrível poder da sugestão, que aqui se revela particularmente devastador. Algures entre atmosferas e drones está o caminho para a salvação como também para a perdição e depois de dedicar algum tempo a este álbum, depressa descobrimos que os dois são exactamente a mesma coisa.
8.5/10
Fernando Ferreira
Haereis – “Haereis” 2021
2021 – Club Inferno Ent.
O que aconteceria se tivessemos os Pink Floyd a perderem-se no espaço sideral em vez de se concentrarem em fazer canções? Provavelmente algo bastante próximo do que podemos ouvir aqui. Este trio que é composto por um teclista e dois guitarristas que nos trazem em quatro faixas e mais de uma hora de música, uma autêntica viagem de luxo pelos ambientes mais etéreos da música. Não é uma viagem perfeita, isto é, em termos sonoros temos alguns ruídos que acredito que sejam produto do processo de improvisação mas são estas pequenas imperfeições que a dotam de uma personalidade orgânica que de outra forma não seria possível atingir. Ora desconfortável ora com uma capacidade de nos elevar aos céus, este é um dos trabalhos de ambient mais completos que ouvimos em 2021.
8.5/10
Fernando Ferreira
Green Carnation – “Acoustic Verses”
2006/2021 – Season Of Mist
Durante muito tempo (demasiado!) este foi o último álbum editado por parte dos Green Carnation e isso de certa forma foi frustrante porque acredito que este tenha sido sentido como apenas um projecto e não como um “verdadeiro álbum”, sentimento esse que não poderia estar mais longe da verdade. E a provar isso foi que quando regressaram, quinze anos depois, muitos destes ambientes foram utilizados. Uma ambiência mais progressiva apesar de ser um álbum acústico. Atmosfericamente, é um álbum assombroso, e as vozes ajudam (e muito!) neste aspecto. Tanto tempo depois não perdeu o seu efeito poderoso e esta reedição ainda se torna mais relevante pela inclusão de três temas bónus que se enquadram no espírito original, até a rendição ao vivo para o “Child’s Play”.
8/10
Fernando Ferreira
Cyrax – “Metamorphosis”
2021 – Edição de Autor
O nome já dianta muito. Os Cyrax são uma banda italiana de orientação progressiva que já lançou alguns álbuns na sua carreira. Neste momento onde se encontram e com resolveram agora lançar um pequeno EP onde procedem a regravações e reinterpretações de músicas suas. Não conhecendo as originais, torna-se impossível fazer uma comparação mas de certa forma isso também acaba por ser interessante, porque dá-nos a vontade de querer conferir os originais. Os temas são acústicos e tamb´+em temos alguns elementos electrónicos que soam estranhos. Aliás, este formato sente-se como estranho. Talvez pelas vocalizações a atirar para o épico (numa toada gótica) ou pelos arranjos de teclados. Algo não funciona bem – o tema título é o mais evidente neste aspecto – e no final não ficamos convencidos.
5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!