WOM Reviews – “United Metal Alliance – Aid Ukraine” / FØSS / The Silent Wedding / Reviver
V/A – “United Metal Alliance – Aid Ukraine”
2022 – Edição de Autor
Compilação organizada por Per Gustaf Liljedahl para ajudar a Ucrânia. A segunda aliás, sendo que a primeira reunia bandas suecas e esta concentra-se em bandas inglesas, tal como é evidente na capa. É um número absurdo de bandas clássicas do underground de heavy metal (tirando talvez Syteria que são um pouco mais punk rock do que propriamente heavy metal) britânico onde destacamos naturalmente os Steve Grimmet’s Grim Reaper, Tygers Of Pan Tang, Demon, Air Force e Blitzkrieg. No total são vinte bandas que se quiseram juntar à causa com todo o valor arrecado por esta iniciativa (que ainda vai contar com mais quatro volumes) a ter destino a apoiar as vítimas da invasão russa à Ucrânia. Não só a causa é de mérito como as músicas são todas muito boas e temos aqui boas surpresas.
9/10
Fernando Ferreira
FØSS – “These Voices”
2022 – Edição de Autor
Diz a banda que este álbum, o terceiro da carreira dos FØSS, serve para comemorar os doze anos de actividade. E devo dizer que é uma excelente forma de o fazer. Para quem não os conhece, é também uma excelente apresentação. Com base nos estilos mais tradicionais, principalmente o heavy e o thrash metal, é um luxo de um álbum onde sem grandes pretensões, somos guiados por temas onde prova que não temos que estar a olhar para o passado nem sequer tentar reinventar a roda para fazer música marcante. Basta ter amor ao heavy metal e talento para que esse amor se manifeste de forma marcante. Como é o caso prático da “Bring Me The Wine”, uma canção tão simples como electrizante. No entanto é nas dinâmicas e nas nuances que a verdadeira riqueza de “These Voices” se manifesta. Parabéns, em todos os sentidos!
8.5/10
Fernando Ferreira
The Silent Wedding – “Ego Path”
2022 – Edição de Autor
Nome estranho de banda, confesso que foi a primeira impressão que tive. A capa, contudo, despertou o interesse, assim como a conjugação da mesma com o título – fantástica combinação devo dizer. Este é já o terceiro álbum da banda grega que junta como ninguém a profundidade do progressivo ao heavy/power metal distinguido sobretudo pela voz de Marios Karanastasis, uma voz totalmente adequada para uma abordagem emocional de metal progressivo (e até talvez um bocadod e metal gótico. É essa abordagem emocional que tem maior aproveitamente aqui e o que se torna memorável, ainda mais que as próprias músicas em si. Um trabalho que não vai cativar à primeira quem procura por algo imediato mas quem estiver disposto a dar a devida hipótese vai sem dúvida trazer repercussões positivas.
7.5/10
Fernando Ferreira
Reviver – “A Thousand Lives”
2022 – Remedy
“A Thousand Lives” é um álbum de power metal dos holandeses Reviver que devido a alguma timidez não alcança a totalidade do triunfo que parecia lhe ser destinado. O álbum segue um modelo de power metal clássico que vai incorporando aqui e ali alguns elementos mais progressivos que ajudam a criar a elementos de maior intensidade que, quiçá, aumentam em demasia todas as expetativas, principalmente quando A Thousand Lives atinge um pico alto na sua faixa de abertura. A partir daí as faixas variam bastante no quão apelativas são, com algumas a reduzir a vontade de continuar e outras a recuperar dessa queda de adernalina e testosterona. Na soma das suas partes é um álbum de qualidade média que ao pegar no elemento mais clássico do power metal e no elemento mais moderno do prog consegue criar uma experiência interessante (quando encontra o equílibro correto).
7/10
Matias Melim
Support World Of Metal
Become a Patron!