WOM Reviews – Usquam / Neuropsy / Pyrrhic Salvation / Voyance / Beyond Carnage
Usquam – “Reborn”
2021 – WormHoleDeath
Quando não se espera nada – e de forma desinteressada, sem qualquer tipo de preconceito ou mente fechada para coisas novas – é sempre o estado de espírito ideal para absorver nova música. Foi assim que este “Reborn”, curiosamente o primeiro lançamento dos Usquam, se assumiu. Uma mistura bem interessante de death e black metal a fazer grandes bandas do género como Rotting Christ, principalmente na atmosfera, mas já a assumir-se com um cunho pessoal bastante próprio. Um EP que é fácil de ouvir e voltar a ouvir até se perder a conta. Não cansa e a cada audição soa a fresco. Deixa-nos com altas expectativas em relação ao futuro.
9/10
Fernando Ferreira
Neuropsy – “Vivisection Of The Demented”
2022 – DyMM P&M
O regresso da banda de Setúbal, Neuropsy, com este EP seis temas (contando com a curta intro “Breakpoint”) é bombástico. Se ao início até podemos pensar que é death metal business as usual, depressa descobrimos que aquilo que temos é death metal bruto mas com uma dinâmica fantástica que nos apanha de surpresa. E é dos casos onde a repetição é amiga, ou seja, quanto mais ouvimos mais a coisa se entranha. Um excelente regresso que esperemos que também signifique como um regresso mais rápido aos álbuns, ou neste caso, o lançamento do segundo álbum.
8.5/10
Fernando Ferreira
Pyrrhic Salvation – “Manifestum I”
2022 – Transcending Obscurity
Estreia, mais uma – ninguém pára a música extrema – por parte dos norte-americanos Pyrrhic Salvation, um trio apostado em trazer death metal técnico e sufocante. Como é mais desculpável na estreia, temos aqui algumas questões, nomeadamente da produção que fazem com que este trabalho entre a matar nos nossos ouvidos e que demoremos um bocado a recompor. Talvez por isso a banda tenha resolvido colocar no alinhamento como segundo tema, uma espécie de interlúdio, “A Martyr…” que também funciona como intro para o seguinte “… To Never Awaken”. Tenha sido ou não, o que interessa reter é mesmo a capacidade desta banda de fazer temas que não só são técnicos como também criam ambientes fantásticos. A produção é estridente e talvez fruto das condições disponíveis na altura, mas as indicações por aqui deixadas são mesmo promissoras. Fica a curiosidade para ouvir mais (e por mais, também se entende o desejar ter mais do que apenas cinco temas em meia hora).
8/10
Fernando Ferreira
Voyance/Beyond Carnage – “Narcissist / False Prophet”
2021 – Half Beast / Miasma Barbarity
Como já disse antes, o formato split é fantástico. Tanto para apresentar duas propostas diferentes mas semelhantes no estilo que tocam ou até mesmo para apresentar duas propostas paradoxais. Neste exemplo da junção dos Voyance e Beyond Carnage temos sobretudo o primeiro exemplo e com a vantagem de serem duas excelentes bandas portuguesas, uma delas a dar aqui precisamente os primeiros passos, os Voyance. Uns primeiros passos sólidos e que não chegam para se ficar com uma ideia definida do seu som mas que pelo menos dá para nos deixar interessados para o futuro. Já os Beyond Carnage têm aqui o seu segundo lançamento e acabam por se salientar no split. Boa produção bons temas que ainda nos trazem o brinde de uma conver dos Six Feet Under, “Lycanthropy” e um tema ao vivo com um som que não é dos mais definidos mas também não compromete o que ficou para trás. Bom death metal nacional em duas doses.
7/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!