Review

WOM Reviews – Varang Nord / Isatha / Cradle Of Haze / Minneriket

WOM Reviews – Varang Nord / Isatha / Cradle Of Haze / Minneriket

Varang Nord – “Pārķiuņa Uomurs”

2021 – Sliptrick

Da Letónia, com muito amor folk, temos o terceiro álbum dos Varang Nord. E um belo terceiro álbum. Em certos estilos, e este é um deles, refiro-me muito em relação aos lugares comuns e na forma como os mesmos podem limitar ou não tanto a identidade musical como a longevidade de uma banda e da sua identidade musical. E depois também refiro-me a casos onde me estou completamente a borrifar para esses lugares comuns porque a música é muito boa. É o que acontece aqui, basicamente temos tudo o que praticamente imaginamos que temos – bem talvez não imaginasse uma voz tão gutural – mas como o veículo destas ideias são músicas que nos convidam ao imediato e constante movimento, o que é que interessa? Sem dar o passo maior que a perna, cada tema tem a dose ideal de matéria prima para muitos bailaricos. Uma bela maneira de honrar os antepassados.

9/10
Fernando Ferreira

Isatha – “From Here To Beyond”

2021 – Edição De Autor

Não quero ser aquele gajo que começa logo a deitar abaixo mas… que capa é esta? Além de dar um ar amador, é uma apresentação muito pouco espectacular em relação ao que contém. No entanto, terei de dar a mão à palmatória e dizer que indica na direcção correcta, ou seja, que estamos perante um álbum de folk metal. Não indica é que estamos perante um excelente álbum de folk metal. Segunda coisa a tirar do caminho – sim, temos muitos lugares comuns. Parte destas melodias e sempre que entra a flauta, dizem-nos “olá, meu amigo, há quanto tempo”. Isso não tem de ser mau. E não o é neste contexto. “From Here To Beyond” é o segundo álbum, após oito anos e demonstra ser conciso e directo ao assunto. Poucas gorduras embora também pouca carne – mais um tema não faria mal a ninguém. O que temos, temos em excelente qualidade e é difícil, muito difícil não nos entusiasmarmos perante este trabalho. Ao vivo então deverá ser fantástico!

8.5/10
Fernando Ferreira

Cradle Of Haze – “Zehntausend Seelen”

2021 – Abstrakted

Os Cradle Of Haze são uma banda de rock/metal gótico mesmo clássico. Desde o início que o aroma que emana deste novo álbum é desse mesmo, muito ajudado também pela fonética do alemão que faz automaticamente essa associação na nossa mente. Este pequeno álbum – pouco mais de meia hora – é um desfile, como que um passeio pelas várias nuances do estilo seja numa abordagem mais apoiada em arranjos orquestrais seja numa vertente mais próxima do industrial – como a “Das Ich Verbrennt” tão bem mostra. Para os fãs do estilo alemão de fazer as coisas, este é um álbum que vos vai deixar naturalmente agarrados.

8/10
Fernando Ferreira

Minneriket – “Gjennom Meg Går Ingen Til Hvile”

2021 – Edição de Autor

Regresso desta one-man band norueguesa – não é muito claro se o formato ainda será este ou se foi expandido a duo, a avaliar pelas fotos promocionais que recebemos. A presença deste projecto nas lides editoriais tem sido regular e quem os acompanha já sabe mais ou menos o que esperar no entanto ainda há espaço para algumas surpresas. O som está muito próximo daquele que era feito por bandas de black metal melódico na década de noventa, com grande foco nas melodias e arranjos de teclados. Por vezes demasiado foco que se sente que torna a música demasiado previsível, música essa que não é de qualidade inferior. É apenas a forma como os teclados assumem uma importância grande que se sente desajustada. Com uma série de convidados, são as vozes que assumem o lugar central e mostram que realmente fazem a diferença.

6.5/10
Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.