Review

WOM Reviews – Vévaki / Trial (Swe) / Kardang / Xavier Boscher

Vévaki – “Fórnspeki”

2022 – Season Of Mist

Este é um projecto recente. Vévaki começou por ser a expressão a solo por parte do multi-instrumentista Will Hunter mas agora há uma banda ao seu lado que cria tapeçarias intemporais que nos remontam a outras culturas e a outras eras. O misticismo destas músicas é tão palpável como a densa atmosfera que cria à nossa volta. Podemos falar de folk nórdico neste caso próprio da Islândia, país de origem da banda, mas a banda não está propriamente presa a usar, por exemplo, apenas instrumentos tradicionais nem a tentar transmitir tradições ancestrais. É o folk no dias de hoje, o sobreviver da tradição, mas também a sua adaptação em termos de temáticas e musicais também – sem subversões ou deturpações. O que resulta bastante bem – e em termos líricos nem se dá conta disso já que está tudo em islandês de qualquer forma. Uma viagem a um mundo paralelo que continuamos a acreditar que não existe mais, mas ele está aqui.

9/10
Fernando Ferreira


Trial (Swe) – “Feed The Fire”

2022 – Metal Blade

Cinco longos anos desde que os suecos Trial lançaram um álbum, tendo sido intercalado pelo EP do ano passado “Sisters Of The Moon”. Para quem estava a ressacar e preocupada pela ausência, em parte provavelmente devida à mudança de vocalista e à pandemia que basicamente colocou (quase) tudo em pasa, temos que garantir desde já que não há qualquer razão para preocupações. Continuamos a ter heavy metal cheio de classe e a voz de Arthur Andersson enquadra-se na perfeição – como já tínhamos concluído no citado atrás “Sisters Of The Moon” – com um timbre melódico mas ainda assim sóbrio. Instrumentalmente, as coisas estão melhores que nunca, tendo especial impacto o épico final “The Crystal Sea”. Heavy metal recomendado para um grande regresso.

8.5/10
Fernando Ferreira


Kardang – “We Ain’t Dead Yet”

2022 – Kardang Music

Da Noruega já sabemos que não existe só metal extremo de qualidade ímpar. Essa é uma condição que se espalha a toda a música pesada e os Kardanga provam isso mesmo com este álbum de puro hard rock que vai beber a várias fontes para trazer o mesmo resultado. Esse é um dos pontos o qual se pode generalizar: por diversas vezes temos repentes de temas de outras bandas, de AC/DC, de Mötley Crüe e até de outros que não identificamos os nomes mas cujas melodias ficaram por qualquer motivo gravados. Certos licks, certas melodias vocais. E não é mau, embora possa afastar-nos por momentos daquilo que estamos a ouvir para ficarmos a pensar “de onde é que eu conheço isto?” Este é um bom álbum de hard rock cheio de entusiasmo e sem preocupações com relevâncias à época – tal como toda a boa música deve ser.

8/10
Fernando Ferreira


Xavier Boscher – “Harmonies Astrales”

2022 – Edição de Autor

O talentoso guitarrista francês Xavier Bosher está de volta – na realidade, nós é que estamos de volta a ele, já que tem sido bastante profícuo e tem sido difícil acompanhar todos os seus lançamentos. “Harmonies Astrales”é um trabalho onde as sonoridades mais jazzy e proggy encontram uma forma de se manifestarem. Estas sonoridades não são de todo estranhas à sua música mas este álbum acaba por reunir temas mais calmos e onde a guitarra surge com uma graça hipnótica, ainda que as paisagens jazz possam ser uma barreira para quem gosta de material mais directo. É um bom bálsamo para colocar o mood apropriado após um dia de trabalho longo.

7/10
Fernando Ferreira


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.