Review

WOM Reviews – Victor Smolski / Big City / Nanowar Of Steel / Iron Asparagus

Victor Smolski – “Guitar Force”

2023 – Massacre Records

Dezanove anos depois, o terceiro álbum de Victor Smolsky. As expectativas não eram muito grandes, tenho de confessar. Depois de ter saído dos Rage e ter criado os Almanac, apesar de nunca ter lançado um mau álbum, confesso que fui perdendo a ligação ao guitarrista músico. No entanto, talvez seja “Guitar Force” a conseguir mudar isso. Não só este trabalho evidencia, como seria de esperar, que é um enorme guitarrista como também prova – caso houvessem dúvidas – que é um excelente compositor. O tema-título (de dez minutos) que abre o álbum é logo uma grande prova disso mesmo, assim como tem o outro épico que vem quase de seguida, “World Of Inspiration”, um dos pontos altos do álbum (que até se pode pensar que chega cedo demais mas que encaixa perfeitamente com o resto do álbum. As influências neoclássicas estão sempre presentes, mas acabam por ser representadas pelo cunho muito pessoal do músico. E por falar em Rage, o álbum acaba precisamente com a regravação do tema “Unity” – que desde o início soava a uma composição sua simplesmente emprestada à clássica banda teutónica.

9/10
Fernando Ferreira


Big City – “Sunwind Sails”

2023 – Frontiers Music

Terceiro álbum dos noruegueses Big City que regressam com a classe esperada e ao mesmo tempo a conseguir surpreender. Se já se espera um grande álbum de hard rock melódico, “Sunwind Sails” consegue surpreender na forma como a grande parte destes temas entram logo à primeira. Não se trata, no entanto, apenas aquela forma que sabemos que os fãs do estilo consumem sem pestanejar. São temas que vão para além do que seria expectável, indo para campos mais progressivos ocasionalmente, mas sem colocar em causa a sua própria identidade – “Silver Line” é um bom exemplo. Um álbum de hard rock atípico e muito provavelmente é mesmo por isso que gostámos tanto dele.

8.5/10
Fernando Ferreira


Nanowar Of Steel – “Dislike To False Metal”

2023 – Napalm

É impossível de levar os Nanowar a sério. E é esse o objectivo. É isso que a banda quer, e também que não nos levemos muito a sério, nós fãs da música pesada. Há e deve haver espaço para essa leveza ainda que o metal seja de longe, a música que lida com assuntos mais sérios e profundos – na generalidade, claro. Mesmo sabendo isso, a expectativa era baixa, porque para além de alguns videoclips engraçados, não houve propriamente um álbum memorável por parte dos bravos guerreiros de aço. Até agora. Pegando numa série de lugares comuns diferentes, conseguem construir um álbum cheio de paródias, mas também cheio de músicas agradáveis ao ouvido. Claro que “Disco Metal” exige estofo para que o metal no nosso corpo não comece a contorcer-se como uma doença autoimune a atacar o corpo. Assim como também “Muscle Memories” tem mais queijo e azeite do que o Continente do Loures Shopping. A parte boa é que temos coisas hilariantes como “Chupacabra Cadabra”, um épico de nove minutos que até mete western spaghetti, “Pasadena 1994” como Joakim Brodén que soa, claro, a Sabaton. Como álbum é capaz de ser o mais interessante e hilariante onde tudo soa bem, ainda que possa sofrer do mal de qualquer piada, que quanto mais se conta/ouve menos efectiva se torna, mas ainda assim, não deixa de ser apetecível testá-la por uns bons tempos.

8/10
Fernando Ferreira


Iron Asparagus – “To Whom It May Concern.. Fuck You”

2023 – Edição de Autor

Primeiro EP dos canadianos Iron Asparagus, que para além do nome caricato também têm uma interessante sonoridade thrash metal carregada de groove. Alguns apontamentos interessantes e garra que não se traduz em temas memoráveis, mas sendo o primeiro lançamento, há espaço para a progressão que virá definitivamente com o andar da coisa.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.