Review

WOM Reviews – Wake / Castrator / Ginger Wildheart & The Sinners / Sonata Arctica

Wake – “Thought Form Descent”

2022 – Metal Blade

Os Wake estrearam-se em grande na Metal Blade já que este “Thought Form Descent” (e vamos já acabar com o suspense obrigatório neste tipo de coisa) é brutal em vários sentidos. Na forma como conjuga e convoca a si um peso orgânico e sujo – essa espécie em vias de extinção – mas também uma clareza nas melodias que se tornam ainda mais cativantes e intrigantes. Os Wake têm então a possibilidade de chegar a um público mais vasto e com toda a justiça já que este álbum tem elementos suficientes para qualquer amante de música extrema ficar automaticamente convertido. E tendo em conta de onde vieram, é fácil prever que não fazemos a miníma ideia para onde vão mas que isso é exactamente outro dos motivos para se ficar fã. Há tão poucas que nos surpreendam hoje em dia, que quando surge algo assim no horizonte, é para não largar mais.

9/10
Fernando Ferreira


Castrator – “Defiled In Oblivion”

2022 – Dark Descent

Este é um projecto muito curioso. Apesar da banda ter base de operações em Nova Iorque, é um projecto internacional, reunindo músicas do México, Noruega, Colômbia, Suécia e obviamente, E.U.A.. Como disse atrás, composto por mulheres que mostra como o death metal pode ser facilmente convertido liricamente à causa feminista. E antes que existam por aí fãs a rolar os olhos, acreditem, não só as letras são boas, como a música é destruidora como se espera de um bom death metal. Este projecto vai buscar aquela força do death metal ali por alturas do final do milénio passado e início deste presente, onde o estilo começava a ganhar pulso no underground. Sem nada de moderno e com um som pujante, está aqui uma excelente surpresa para 2022.

8.5/10
Fernando Ferreira


Ginger Wildheart & The Sinners – “Ginger Wildheart & The Sinners”

2022 – Wicked Cool

Os Ginger Wildheart & The Sinners iniciam o seu caminho discográfico com um álbum sólido de rock’n’roll cheio de melodias cativantes e feeling boa onda. Traz à memória aquele rock clássico norte-americano que tem um certo toque de Americana e country, o que até soa refrescante, como se pode ouvir na divertida e folky “Code Of The Road”. Curiosamente a banda é britânica, o que torna tudo ainda mais interessante. Boa estreia e uma banda promissora.

7.5/10
Fernando Ferreira


Sonata Arctica – “Acoustic Adventures (Volume Two)”

2022 – Atomic Fire

Previsivelmente sabíamos que mais cedo ou mais tarde iria cair este segundo volume. Confesso que o primeiro não impressionou pelo que mesmo com expectativas baixas, este conseguiu fazer muito melhor. Talvez este resultado tenha-se verificado pela escolha das músicas a tonar acústicas. Acabam por ser mais envolventes  empolgantes. Não que vá mudar a opinião já cimentada nos últimos anos mas não deixa de ser uma boa surpresa. Curiosamente o resultado até é superior, na opinião deste escriba claro, ao dos últimos álbuns de estúdio, uma experiência que tem o dom de fazer voltar ao primeiro volume e ver se houve mesmo alguma coisa que nos tenha escapado – porque não só os músicos e as composições evoluem com o tempo, também os ouvintes passam pelo mesmo processo.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.