WOM Reviews – Weserbergland / A Kriatura / Malauriu / Schandmaul
Weserbergland – “Sacrae Symphonia No.1”
2022 – Apollon
Uma faixa, quase quarenta minutos. Nem é preciso ver banda, nem mais detalhes, I’m in! No entanto, à primeira audição, os primeiros instantes apontam na direcção de um drone mas de depressa se instala um feeling de ambient orgânico que se torna bastante agradável. Primeiro mais abstracto e depois mais concreto nas suas melodias. A forma como vai fluindo e progredindo tornam esta peça bastante interessante que vai para além de qualquer tipo de lugar comum, acrescentando aos estilos atrás mencionados, o de rock progressivo e mais experimental. No entanto, esta é uma peça cujo principal impacto é mesmo o atmosférico e onde essa atmosfer chega a ser sufocante. O que faz com que gostemos mais dela. Uma audição que necessita de espaço para ser apreciada devidamente.
8.5/10
Fernando Ferreira
A Kriatura – “Ambiente Negro”
2022 – Raging Planet
Trabalho de estreia de A Kriatura, uma interessantíssima proposta de ambient negro – trocadilhos aparte – que é mesmo a melhor forma de descrever a sua sonoridade. Ao contrário do que é mais habitual, em vez de termos poucos temas, longos, temos dez onde a duração ronda os quatro minutos em média. As ambiências são sufocantes e tenebrosas o que também subverte o que é costume encontrar, mesmo nas tendências mais darkwave. Sem dúvida uma das estreias mais interessantes no panorama nacional do género e onde a blasfémia e a negritude são elementos quase tão importantes (e audíveis) como a música em si. Excelente surpresa.
8.5/10
Fernando Ferreira
Malauriu – “Malauriu”
2022 – Nero Corvino
Estão fartos e fartas de apanhar música que é catalogada como experimental e depois vão a ver e são apenas uma extensão (mais ou menos descarada) da última moda em vigor? Pois bem, temos então aqui este trabalho, o segundo álbum, dos Malauriu que começou como black metal e agora é uma espécie de dark/wave ambient que é tão bizarro como viciante. Como algo que nos causa estranheza tal que poderá chegar ao ponto da repulsa mas ainda assim não conseguimos deixar de absorver. Quatro longos temas, todos a passar a marca dos dez minutos e que nos endrominam sem oposição. Para quem gosta de propostas de ambient inesperadas, aqui tem este álbum à disposição.
8.5/10
Fernando Ferreira
Schandmaul – “Knüppel aus dem Sack”
2022 – Napalm
Os Schandmaul surgem-nos indicados como líderes do folk rock alemão e nós, não tendo factos e argumentos para contrariar, acreditamos. Com mais de duas décadas de carreira, não é preciso muito deste seu décimo primeiro álbum para nos percebermos que eles sabem o que fazem e o que fazem, fazem-no mesmo bem. Com o poder do rock por trás e sempre com um gostinho folk, este conjunto de músicas tem tudo. Tem um arsenal vasto para meter todos a dançar (vá, seus mauzões, bater o pé também é considerado dança no nosso mundo do metal) assim como temas mais melancólicos que soam especialmente bem neste contexto. Se a banda alemã é líder da cena folk do seu país, não vemos porque isso se altere com este álbum.
8.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!