WOM Reviews – Whales Don’t Fly / Fit For An Autopsy / Damned To Downfall / Dawn Zero
WOM Reviews – Whales Don’t Fly / Fit For An Autopsy / Damned To Downfall / Dawn Zero
Whales Don’t Fly – “The Golden Sea”
2021/2022 – Raging Planet
Justiça feita para o excelente álbum dos Whales Don’t Fly, que foi lançado de forma digital no ano passado mas agora vê o lançamento em formato físico pela Raging Planet. E fala-se em justiça porque é mesmo um grande álbum de uma jovem banda que apesar de estar a dar (mais ou menos) os primeiros passos mas que sente-se que tem um filão de criatividade que poderá dar muitas mais maravilhas. O tom moderno das composições não se confunde com o resto da maralha. Não, eles desde cedo apresentam uma personalidade muito própria e este álbum podemos dizer que tem tanto de metalcore, de pós-hardcore, como de prog e mesmo assim parece que só estamos a fazer festas ao iceberg sem ter noção da sua real dimensão. Quando surge uma banda que consegue evidenciar tal personalidade própria e ainda por cima numa estreia, é porque estamos perante ouro. E efecitivamente estamos. Ouro que também teve mão do mestre Guilhermino Martins e dos seus Blind & Lost Studios, numa produção que torna este álbum, em retrospectiva, um dos melhores álbuns nacionais de 2021 e um dos maiores vícios de 2022.
9/10
Fernando Ferreira
Fit For An Autopsy – “Oh What The Future Holds”
2022 – Nuclear Blast
Dizer que o deathcore é mais refrescante e eficaz quando tenta fugir do deathcore é tão (ou mais) lugar comum do que os lugares comuns do estilo. No entanto, é mesmo a fórmula que se tem mais bem sucedida, pelo menos na nossa opinião. Os Fit For An Autopsy fazem então a sua fuga com algumas acrobacias técnicas subtis e com um sentido atmosférico e melódico que pertence a outros campos. E como já podem prever, é mesmo isso que tem maior impacto e que faz com que temas como “Far From Heaven” sejam daqueles que imediatamente apelam aos nossos sentidos. No geral um excelente álbum de metal moderno que está longe de soar derivativo. Tal como nós gostamos.
9/10
Fernando Ferreira
Damned To Downfall – “Embrace Your Extinction”
2021 – Edição de Autor
Esta abordagem industrial é quase ninja. É daquelas onde reconhecemos claramente os elementos electrónicos mas depois leva-se com uma dose de violência metálica em cima que até nos esquecemos por momentos que eles existem. A proposta em si não é muito original e é algo que nos faz lembrar bandas como Anaal Nathrakh, sem ter propriamente os mesmos argumentos à disposição. Mas isso não, é contudo, impedimento para que este não seja um belo álbum para quem gosta de várias encarnações do death metal – que é o estilo predominante ao longo deste trabalho – e quem tolera a electrónica misturada com a música extrema. Nem sempre acertam no alvo mas não deixa de ser um álbum que tem os seus pontos fortes.
7/10
Fernando Ferreira
Dawn Zero – “Black Celebration”
2021 – Art Gates
Metal/rock industrial é o grande mote desta estreia de Dawn Zero, o ex-vocalista dos Killus, Christian Supersixx. Há cabeça temos logo a identificação imediata com Rob Zombie e Marlyn Manson, mas principalmente este último principalmente na abordagem vocal que é bastante semelhante. As músicas em si têm alguma sustentação para além do gimmick dos arranjos electrónicos mas não conseguem sacudir a sensação de déjà vú, principalmente do “Mechanical Animals”, sendo como uma versão em bruto e crua desse tipo de som. Para os que gostam de industrial a relembrar a década de noventa, recomendado.
6.5/10
Fernando Ferreira