WOM Reviews – Xandria / NordEnd / Icestorm / Ulth
Xandria – “The Wonders Still Awaiting”
2023 – Napalm
Curioso a Napalm Records lançar praticamente ao mesmo tempo duas bandas de metal sinfónico/gótico que estão a começar uma nova fase das suas carreiras, estreando novas vocalistas – no caso dos Xandria, a revolução no alinhamento foi bem mais profunda. E se no caso dos Delain temos uma aposta na continuidade, os Xandria já apresentam um dos álbuns mais fortes e que os vê a tentar apresentar algo novo – embora seja sempre complicado fazer isso hoje em dia. Temos um álbum bem (talvez demasiado) longo, com mais de setenta minutos de música. E embora não se sinta que há aqui gorduras que poderiam ter ficado na mesa de edição, acaba por dificultar o impacto. Temos aquele feeling catchy e a lembrança de outras bandas (algo que os Xandria sempre nos causaram) que vão de Nightwish a Epica, assim como o estilo anda pelo sinfónico, gótico e power metal. Dito isto até poderá ser algo que não seja apelativo, mas a verdade é que este é um dos melhores álbuns que a banda fez, conseguindo conter todas as facetas da banda e ainda introduzindo algumas novidades (como os guturais ocasionais), o que faz com que seja uma boa surpresa e um álbum que damos por nós a ouvir várias vezes.
8.5/10
Fernando Ferreira
NordEnd – “A-Okay”
2023 – Dedication
Os NordEnd são uma boa representação do novo sangue do hardcore alemão. Cantado em alemão e com muita energia que os transporta para além das fronteiras do estilo, este EP “A-Okay” é refrescante pela energia como também pela melodia. Temos muitos ganchos melódicos e mesmo em alemão, é impossível não querermos acompanhar aquilo que é cantado – o conseguir já é outra história completamente diferente. Bom EP e uma banda que tem muitas mais coisas a dar no futuro.
8/10
Fernando Ferreira
Icestorm – “The Northern Crusades”
2023 – Edição de Autor
Consta que estes catalães Icestorm começaram a sua carreira no heavy metal e aos poucos foram metamorfoseando a sua identidade musical para algo mais distinto. Como eles apenas nos foram apresentados agora, podemos dizer que a sua sonoridade assenta mais no death metal melódico chegando até a soar bastante a Amon Amarth nalguns momentos. A soar a Amon Amarth como nós gostaríamos que os próprios soassem. Temos um trabalho conceptual, curto (sempre refrescante não termos álbuns conceptuais acima de uma hora), que conta a história, tal como o título indica, das crusadas pelo norte da Europa. Cada tema conta um episódio específico e é fácil cativar-nos para os nossos gostos por este tipo de coisa. Como álbum é coeso mas apenas se sente que acaba cedo demais. “Triumph of the Pagan Warriors (Lament for the Fallen Ones)” é o último tema e não nos traz aquela sensação de fecho que um álbum conceptual, seja qual for a temática, precisa. E este é o único e grande problema que encontro aqui. Não há aquela sensação de recompensa, de finalidade, que é essencial. E um álbum conceptual a fazer-se sentir como incompleto é para demais frustrante. De qualquer forma, não deixa de ser um bom trabalho de death metal melódico que os fãs renegados de Amon Amarth deverão conhecer.
7/10
Fernando Ferreira
Ulth – “Umidus Lacer Tecte Horrificus”
2023 – Herbivorous
Sempre que temos as palavras (ainda que sugeridas e não ditas directamente) acoustic metal, ficamos sempre de pé atrás. São muitas as propostas que tentaram, invariavelmente sem sucesso, de apresentar algo que se destina aos fãs da música pesada mas num formato acústico. Devo dizer que este duo composto por Walter Schroeder (dos Totenwagen) e Dario Graziano (dos Naga et ambém nos Totenwagen) acaba por surpreender pela positiva. A voz agressiva (uma espécie de registo entre o gutural e o simplesmente rosnar) não resulta e não acrescenta em nada, mas até que não impede que se aprecie as músicas em si, como a “Riding Something In The Dark”. Boa captação dos instrumentos (guitarra com cordas de aço e a bateria) faz com que o som seja mesmo o melhor deste trabalho que poderá desenvolver-se para coisas bem mais apreciáveis. Basta trabalhar a voz de outra forma.
6/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!