Review

WOM Reviews – Xeque-Mate / Aquilla / Nytt Land / Anthems Of Isolation

Xeque-Mate – “Não Consigo Manter A Fé”

2022 – Larvae

Regresso da mais antiga banda de heavy metal portuguesa é sempre um motivo de interesse, mas depois de tanto tempo (apesar dos interregnos) seria de esperar relevância musical por parte dos Xeque-Mate? Bem, hoje em dia, quando o próprio heavy metal não está no topo da cadeia alimentar da música pesada, não é justo colocar toda essa carga em cima da banda. Mesmo mesmo assim, mesmo com esse peso “Não consigo Manter A Fé” é um espantoso álbum de heavy (ou hard’n’heavy) com enormes temas, com dinâmicas que tornam interessante para vários gostos dentro do estilo, combinando a melodia e os momentos mais pesados de forma inteligente. E até a regravação do tema “(Estes) Cães Que Mordem” resulta na perfeição. Um regresso que marcou pela positiva este final de 2022.

9/10
Fernando Ferreira


Aquilla – “Mankind’s Odyssey”

2022 – Jawbreaker / Ossuary

Mais uma banda a chegar aos álbuns, e mais uma estreia que revela um enorme talento para debitar heavy metal fantástico. Estes polacos Aquilla são uma constante lembrança daquilo que é importante no heavy metal: boa voz, bons riffs, linhas vocais marcantes, solidez rítmica e, claro, grandes solos (e leads também). E tudo isto temos aqui com fartura, num álbum que facilmente se destaca como dos melhores de 2022. Tendo chegado a ele no final do ano, é a certeza de que muitas das vezes os melhores são ninja e não têm o destaque que merecem. Este é um disco obrigatório para os fãs de heavy/speed metal mais épico, um vício. Poderá ser também a forma de introduzir alguém ao estilo. Fantástico.

9/10
Fernando Ferreira


Nytt Land – “Ritual: Blood Of The West”


2022 – Napalm

EP que desde da premissa que se assume como interessante. Os Nytt Land pegam no excelente “Ritual” lançado no ano passado – ou melhor, em alguns dos seus temas – e dão-lhe um toque americanizado, com um toque de folk Americana e o resultado é hipnótico, claro e também bastante interessante. Sabe a pouco, claro está e não é mais do que uma forma de fazer render o peixe, mas os fãs da banda e do álbum não vão valorizar este ponto e bem.

8/10
Fernando Ferreira


Anthems Of Isolation – “Apocalyptic Portrayals”

2022 – Satanath

Bem, não é estranho um disco de funeral doom convidar à depressão. Afinal essa é a sua razão de ser, certo? A questão aqui não é tanto o resultado, é a forma como se chega a esse resultado. Se um disco bem sucedido de funeral doom convida à depressão através de uma beleza e melancolia profunda, um disco mal sucedido do mesmo género poderá obter o mesmo resultado precisamente pela ausência de beleza e melancolia profunda. Não é que não existam aqui melodias com esse potencial. Ou até músicas, pronto. O problema é mesmo alguma cacofonia que se obtém entre as linhas de guitarra e as de teclado que por vezes parece que estão no mínimo desajustadas – para não dizer que parecem duas músicas diferentes. Esta banda iraquiana tem sem dúvida pelo esforço um desconto, só que a eficácia deixa um pouco a desejar. E quando não temos a cacofonia citada, temos algo aborrecido, o que também não é preferível – a cacofonia pelo menos ainda nos consegue chamar a atenção.

Nota 4/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.