Report

WOM Report – W:O:A Metal Battle Portugal 2020 – Sabotage Club, Lisboa

No passado dia 25 de Janeiro, ocorreu no Sabotage Club, em Lisboa , a classificativa sul do WOA Metal Battle. Nesta classificativa participaram as bandas Speedemon, Grievance e Downfall of Mankind.

As portas do Sabotage abriram às 22 horas e a primeira actuação começou às 22:30 com os Speedemon, banda de Speed/Trash Metal , formada em 2011, de Vila Franca de Xira. Como sempre, deram uma actuação ao seu próprio estilo, tal como sempre nos habituaram. Apesar de a casa ainda se estar a compor, não foi motivo para que o publico não fizesse a festa e o ambiente começou a aquecer naquela fria noite de  Janeiro. Começaram por largar logo a “Atrocity Divine” e logo ali se fez um mini circle pit. Dada a necessidade de apresentarem os seus temas dentro do curtíssimo tempo disponibilizado pela organização, apresentaram as suas malhas mais fortes. A todas as oportunidades possíveis, o seu vocalista agradecia à organização, ao Sabotage, às outras bandas concorrentes e ao público por comparecerem e darem apoio. Para o final reservaram a sua “Thunderball”, a qual foi um delírio para alguns jovens presentes, que aproveitaram para moshar e fazer um circle pit à boa maneira metaleira.

Seguidamente, actuaram os Grievance, banda de Black Metal das Caldas da Rainha, formada desde 1997. Tiveram uma actuação impecável, e o publico ia se compondo com o decorrer do espectáculo. . Começaram por apresentar o tema “Em Lucéfit”, do álbum com o mesmo nome, tendo sido tocados mais alguns temas desse mesmo trabalho. Passaram também pelo álbum “Pilar, Pedra e Faca” e “Retorno”. O seu vocalista foi-se sempre dirigindo ao público com a sua voz baixa e gutural e agradeceu também à organização, ao local, bandas e público. Teatrais em palco, cantaram em português e apresentaram as suas músicas com toda atmosfera negra e pesada que o Black Metal exige. Não é sonoridade que dê para muito mosh, mas quase todo o público estava de cabeça baixa e fazia valente headbanging, que é o que se pede nas sonoridades negras. Terminaram o set com o tema “Presságio”.

Para finalizar a noite, entraram em palco os Downfall of Mankind, banda  lisboeta formada no final de 2019. Foi a primeira actuação ao vivo desta banda de Deathcore Sinfónico. O publico presente apenas conhecia o seu primeiro single “ They Shall Pay”, lançado em 20 de Dezembro do ano passado, mas isso não impediu que não se criasse um enorme circle pit, apesar do escasso espaço e da casa estar cheia. O vocalista Fabio Infante foi o grande incitador e o publico reagiu muito bem ao incentivo. No início da actuação e com colunas de fumo disparadas por uma máquina em palco, criou-se um ambiente de inferno completo.  O tema para abrir o concerto foi “Evolutionary Descendant” e daí foi apresentar o que fará parte do seu álbum de estreia. Tiveram uma surpresa para o público presente e informaram que, por motivos particulares, o guitarrista Luis Almeida saía e que para o substituir teriam Sérgio Páscoa, que fez ali também a sua estreia na banda e que estreia. Para terminarem, tempo ainda houve de prestar uma sentida despedida ao seu ex-membro, chamando Luís ao palco, para estar com eles enquanto fechavam a noite com “They Shall Pay”. Despediram-se agradecendo a todos e prometendo para breve o álbum e novos concertos.Enquanto as luzes se mantiveram em tons de azul nas duas bandas anteriores, em Downfall ficaram vermelhas.

Em geral, foi uma boa noite para todas as bandas, bastante diferentes entre si mas que tiveram um impacto positivo. Agora todos aguardam o resultado final da votação do júri.

Texto e Fotos Rita Moniz
Agradecimentos SWR Inc.


Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.