Review

WOM Reviews – David Reece / Ledderplain / Fliptop Box / Sonata Arctica

David Reece – “Blacklist Utopia”

2021 – El Puerto

Para quem está minimamente presente da cena hard’n’heavy, David Reece não deverá ser um nome estranho. Para além da sua passagem de bandas como Accept, a sua carreira a solo sempre tem sido caracterizada por bons e sólidos trabalhos. E apesar da capa algo manhosa, essa também seria a nossa expectativa para este trabalho que não fraqueka em momento nenhum. A voz rouca de Reece é o elo de ligação entre temas que andam pelo tradicional do hard’n’heavy e conseguem empolgar quem vive e respira o rock e o heavy metal. Não é utopia, é a realidade mesmo, bons refrões, bons riffs e grandes solos. A receita pelo sucesso é assim e só não é generalizado porque cada vez mais este é um estilo marginal. Todavia, acredito que o público alvo vai recebe-lo de braços abertos.

8.5/10
Fernando Ferreira

Ledderplain – “In The Nightmare Land”

2021 – Edição De Autor

Regresso dos Ledderplain, um dos bons novos nomes da cena hard’n’heavy tradicional portuguesa. Regresso dá-se com este “Into The Nightmare Land”, um EP de cinco temas que nos agarra do primeiro ao último tema. A inspiração é clássica, claro, mas está longe de ser um trabalho retro ou de estar preso a outra era. Soa como todo o bom hard’n’heavy deverá soar, com raça, com uma voz melódica (e neste caso até um pouco atípica, mas que resulta, sem dúvida) e com as guitarras na linha da frente. O EP é um formato que felizmente tem voltado a ter grande uso principalmente neste género e é uma boa forma de lançar música nova e de meter as coisas a mexer. É não parar e continuar o bom caminho.

7.5/10
Fernando Ferreira

Fliptop Box – “Final Scene”

2021 – Edição de Autor

São raras as vezes em que consigo concordar com as descrições que chegam agarradas às promos – nada a criticar, a lei do marketing e do tentar chegar ao maior número de pessoas assim obriga – e esta é uma delas. Pelo menos de uma forma geral. Banda de heavy rock grega que chega ao terceiro álbum com um bom conjunto de canções. A produção é crua mas é assim que o rock deve soar – para coisas polidas já temos a rádio para nos tirar o apetite. Cru mas com um apurado sentido de melodias. Algures entre o alternativo e a cheirar o stoner (a referência a Danzig é uma das coisas que concordo na descrição da banda) sem perder o factor de novidade. E se estes dois mundos não oferecem garantias de funcionarem bem em conjunto, aqui a coisa resulta bastante bem. Poderá não chamar a atenção à primeira mas se derem a devida hipótese, não se vão arrepender.

7/10
Fernando Ferreira

Sonata Arctica – “Acoustic Adventures – Volume One”

2021 – Century Media

Conhecem aquela sensação de olhar para o vosso passado e contorcerem-se de dor por algo que fizeram ou que presenciaram? Uma dor quase física que depois popularizou-se com o termo “cringe”? É o que me surge a cada vez que no horizonte aparece uma actividade qualquer dos Sonata Arctica. Banda responsável por trazer alguma dinâmica ao power metal mas que desde cedo (muito cedo) embarcou por uma criatividade aborrecida, com a música a aproximarem-se mais do rock (pop) do que do power metal. E agora uma adivinha… o que é que surge entre duas digressões acústicas? Um álbum acústico, e ainda por cima com a promessa que outro surgirá no futuro próximo. Não é que os temas sejam maus, não é que os músicos sejam maus mas a verdade é que a música que têm feito é boa para adormecer cavalos. Um aborrecimento que para o qual começa a faltar cada vez mais forças.

3/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.